Conheça os sinais de que pode ter uma doença autoimune

Muitas vezes silenciosas, as DAI são perigosas. Aprenda a reconhecer os sinais de que pode ter uma doença autoimune.

Conheça os sinais de que pode ter uma doença autoimune
Saiba como detetar os sinais de uma doença autoimune

As doenças autoimunes, mais conhecidas através da sigla DAI, são uma categoria de mais de 100 doenças correlacionadas que podem afetar qualquer órgão ou sistema do nosso corpo. Os sinais de que pode ter uma doença autoimune podem parecer confusos, uma vez que o diagnóstico precisa de ser personalizado, pois cada pessoa pode apresentar um conjunto de sintomas específicos.

Sinais de que pode ter uma doença auto-imune

A dificuldade em diagnosticar uma DAI existe porque a medicina ainda não consegue antever as causas do problema. Afinal, uma doença autoimune ocorre de dentro para fora, quando o sistema imunitário, que deveria proteger o organismo, acaba por atacar as células do mesmo.

Pode ser ainda mais difícil de detetar porque não existe maneira de prever o que será afetado: tecidos, órgãos e sistemas do corpo podem ser prejudicados isoladamente ou mais de um ao mesmo tempo. Ou seja, os sinais de que pode ter uma doença autoimune podem ser simples ou extremamente complexos de diagnosticar.

Para as mulheres a condição é ainda mais sensível, pois possuem 3 vezes mais propensão a serem atingidas do que os homens. Nos casos de doenças autoimunes como o Lúpus, essa proporção aumenta para 9 vezes.

Porque surgem estas doenças

Ainda é um mistério os motivos que levam o sistema imunitário a atacar a si mesmo. A medicina também não conseguiu encontrar o tratamento perfeito ou a cura para a extensa lista de doenças autoimunes.

Entretanto, é sabido que alguns elementos externos podem auxiliar o desencadeamento de uma DAI nos indivíduos que possuam predisposição genética. São eles:  alguns fármacos, stress, hormonas, bactérias, vírus e algumas toxinas. Apenas 20% da população possui predisposição genética para o desenvolvimento de uma doença autoimune.

Algumas das doenças autoimunes mais comuns de que se tem conhecimento, da lista composta por mais de 100, são: diabetes tipo 1, psoríase, lúpus, artrite reumatoide, anemia perniciosa, doença celíaca, doença de Crohn, esclerose múltipla, fibromialgia, tireoidite autoimune e vitiligo.

Se tem algum caso na família, ou apresenta sintomas que o façam suspeitar de algo, preparamos uma lista de sinais que o podem ajudar a reconhecer se pode ter uma doença autoimune. Não se esqueça de procurar sempre um médico especializado em caso de dúvidas. O NEDAI (Núcleo de Estudos de Doenças Autoimunes) possui uma rede de apoio e médicos especialistas que o podem auxiliar.

Alguns sinais de que pode ter uma doença autoimune

  • Inflamação das articulações com presença de edemas;
  • Aumento da sensibilidade a estímulos, como sons e toques, que causam dor e desconforto;
  • Dores, inchaços e vermelhidões sem motivo aparente;
  • Rigidez ou perda das função articulares;
  • Cansaço excessivo;
  • Aumento ou diminuição de peso repentina;
  • Feridas, bolhas, pruridos e alterações da cor da pele;
  • Queda de cabelo em excesso;
  • Febre constante;
  • Tonturas;
  • Espasmos musculares;
  • Falta de ar;
  • Sede, apetite ou micção excessivos.

 

Veja também