6 sinais de que vai ser despedido

Desconfia que o vão despedir? Confira a nossa lista de sinais de que vai ser despedido e dissipe todas as dúvidas antes de começar a enviar currículos.

6 sinais de que vai ser despedido
Saiba como identificar

Sente a sua produtividade no trabalho diminuída e não sabe se vai ser despedido? Damos-lhe uma ajuda a reconhecer os sinais de que vai ser despedido. Mas atenção, se a resposta é positiva tendo em conta todos estes sinais, não desista e tente perceber se é possível contrariar a situação.

Há vários comportamentos da entidade empregadora que podem indicar que vai ser despedido, desde a atribuição de tarefas chatas ou a proposta de licenças sem vencimento ou, em situações de fusão de empresa, por exemplo, ocorrerem mudanças de liderança. No entanto, listamos aqui os sinais mais comuns.

6 sinais que podem indicar que vai ser despedido

1. Relacionamento tenso com as chefias

Tudo parecia bem, mas agora tudo o que faz irrita o seu chefe e nada do que faz é suficiente? Este é um sinal que pode indicar que vai ser despedido e se sentir que o seu trabalho está a ser acompanhado de perto pelos seus chefes, o mais provável é estarem à espera de um deslize ou falha da sua parte.

2. Redução do volume de trabalho

Se lhe tirarem responsabilidades para se concentrar numa “tarefa especial”, comece a atualizar o seu currículo. Pode ser o princípio da sua caminhada para a rua.

despedimento

3. Redução da equipa de trabalho

Tem cada vez menos pessoas na sua equipa de trabalho? A sua produtividade diminui e isso afeta o seu desempenho, o mais provável é “deixarem-no” ir. Ou seja, isto é mais um sinal que poderá indicar que vai ser despedido.

4. Afastamento dos colegas

Os boatos espalham-se rapidamente e se os seus colegas assumirem que vai ser despedido, vão falar entre eles. Por isso, vão evitar falar consigo por culpa ou com medo de deixarem escapar essa informação incómoda e delicada.

5. Responsabilidades atribuídas a outros

O que era da sua responsabilidade passou a ser gerido por outros colegas, a quem tem que reportar? Isso pode querer dizer que já não tem lugar na cadeia de comando, logo, pode ser um sinal de que vai ser despedido.

6. Não se sente incluído

Não o convidam para projetos ou reuniões que esperava participar, não lhe enviam documentos relacionados com o seu departamento e não respondem diretamente às suas perguntas. Perante este cenário, o mais provável é que já não confiem em si e que há dúvidas sobre o seu trabalho e competências.

Esteja atento!

Ninguém espera (ou quer passar a vida a pensar se vai) ser despedido, mas o que é certo é que há sempre uma possibilidade de isso poder acontecer. E para evitar o choque, nada melhor que estar atento aos sinais. Por isso, mantenha os “olhos bem abertos”!

Veja também: