Publicidade:

5 sinais precoces de Alzheimer

A Alzheimer é uma doença silenciosa e de difícil diagnóstico, saiba quais sinais precoces devem ser observados.

5 sinais precoces de Alzheimer
Esteja atento aos sinais

Aparentemente difíceis de detetar, os sinais precoces de Alzheimer nem sempre conseguem ser diagnosticados a tempo. Entretanto, os avanços da medicina neste campo de estudos têm comprovado que, quanto mais cedo o diagnóstico é feito, maiores são as oportunidades de tratamento.

Os especialistas acreditam que as pessoas diagnosticadas com qualquer tipo de demência começam a desenvolver os danos no cérebro até 10 anos antes de apresentarem os primeiros sintomas principais.

alzheimer

Existem uma série de estudos em curso na área para tentar encontrar o momento crucial do diagnóstico. Desta maneira, quando mais cedo o problema for detetado, mais rapidamente as medidas já existentes podem ser tomadas, na tentativa de melhorar a condição de vida do paciente e dos seus familiares.

Desta forma, se apresenta, ou conhece alguém que apresente, alguns dos sintomas listados abaixo, não hesite em procurar aconselhamento médico.

5 sinais precoces de Alzheimer

Preocupar-se em demasia com a memória

Estudos mostram que as pessoas que se preocupam seriamente com a própria memória são mais propensas a apresentarem sinais das placas de Alzheimer e podem desenvolver algum tipo de demência no futuro. É comum com uma série de doenças, principalmente as degenerativas, que as pessoas sintam que alguma coisa não está bem anos antes. Acredite no seu corpo.

Lembrança irregular de eventos recentes importantes

Esquecer a carteira ou de alguma notícia familiar importante é preocupante. Principalmente se a pessoa não se consegue lembrar que esqueceu.

Isto quer dizer que, lembrar que esqueceu as chaves, por exemplo, é um bom sinal, significa que o cérebro ainda está a tentar o acesso a uma informação importante.

No entanto, não lembrar de notícias da semana, como um grande desastre natural ou um acontecimento em família, é um alerta amarelo de perigo. Esquecer o nome de um ator e lembrar horas depois não é um dos sinais precoces de Alzheimer.

Problema para gerir as finanças

plans

Dificuldades para gerir os rendimentos, pagar as contas de modo correto e nas datas certas pode ser um dos sinais precoces de Alzheimer. A bandeira vermelha aparece quando, dentro de uma casa, as responsabilidades que sempre foram de um parceiro passam a ser geridas por outro.

Dificuldades para fazer planeamentos

Este tópico é particularmente preocupante se o sinal for dado por alguém que tem por hábito organizar coisas como a festa de Natal da empresa ou as férias de verão da família. Um dos sinais precoces de Alzheimer é a perda da habilidade em executar operações multitarefas, mesmo as tarefas pequenas como planear o dia de trabalho ou os próximos passos da rotina.

Esquecer-se do caminho

É claro que o cérebro não funciona perfeitamente como um GPS, mas quando alguém começa a esquecer caminhos e trajetos por onde circula demasiadas vezes, isto pode ser um problema. Por exemplo, se a rota de ida ao supermercado for ligeiramente alterada e a pessoa não conseguir lembrar de como voltar para casa, esse é um sinal de que talvez não deva mais viver sozinha ou fazer caminhadas sem alguma supervisão.

Veja também: