Publicidade:

Síndrome de segunda-feira: 9 dicas para combater

É daquelas pessoas que começa o domingo a pensar no pesadelo que vai ser a nova semana? Livre-se da síndrome de segunda-feira com 9 dicas.

Síndrome de segunda-feira: 9 dicas para combater
Siga as nossas dicas e não espere pela terça-feira

O ponto de partida para resolver a síndrome de segunda-feira é tentar perceber qual a causa dessa angústia e tentar lidar com a situação. Avalie se o problema é com a empresa, funções que desempenha ou se está relacionado com conflitos pessoais no seu local de trabalho. Pode tentar algumas mudanças, como pensar noutro rumo profissional ou falar amigavelmente sobre o que o incomoda com os seus colegas.

No entanto, seja qual for a causa da sua desmotivação e consequente angústia perante as segundas-feira, é importante que não se esqueça que o trabalho é apenas uma faceta da sua vida. Deixamos-lhe aqui algumas dicas que o vão ajudar a ultrapassar a síndrome de segunda-feira.

9 dicas para combater a síndrome de segunda-feira


sindrome de segunda feira

1. Organize o trabalho para segunda-feira

Antes de sair a correr, aproveite a sexta-feira para organizar e planear as atividades da semana seguinte.

Verifique informações e todos os recursos necessários para desempenhar as suas tarefas. Isso ajudará a identificar desafios e obstáculos, deixando-o mais seguro e preparado para a segunda-feira.

2. Aproveite o fim de semana

Não use estes dias de descanso para adiantar trabalho ou resolver assuntos em atraso. Não gaste a sua energia só com preocupações, arranje um tempinho para relaxar e fazer as atividades que o deixam feliz. Desligue-se do trabalho, dedique-se à família e amigos.

3. Pratique desporto regularmente

Exercícios regulares, três vezes por semana, ajudam a equilibrar o nível de endorfina. A endorfina é uma substância natural, produzida pelo cérebro durante e depois de uma atividade física, que regula a emoção e a perceção da dor, ajudando a relaxar, reduzindo o stress e a ansiedade.

4. Melhore o seu espaço de trabalho

Manter o seu espaço de trabalho limpo e organizado vai aumentar a sua produtividade e, por consequência, e dar-lhe a motivação extra que precisa para enfrentar a síndrome de segunda-feira.

Faça uma limpeza geral à sexta-feira à sua mesa de trabalho e livre-se de tudo aquilo que não precisa para a semana seguinte.

sindrome de segunda feira

5. Invista na sua carreira

Se combater a síndrome de segunda-feira passa por mudar de emprego ou profissão, reutilize as competências já adquiridas e aposte na formação. Alargue também a sua rede de contactos, quem sabe se não será através deles que vai encontrar um novo emprego.

6. Não sobrecarregue a sua agenda

Sendo o início da semana, é normal que à segunda haja trabalho acumulado e tarefas de organização para o resto da semana. Se já sabe que a sua motivação e produtividade não estão ao 100% à segunda, uma boa estratégia é organizar a sua agenda de maneira a não sobrecarregar tanto este dia.

7. Vista a sua melhor roupa

Todos temos aquela roupa que nos faz sentir melhor, já seja porque é mais favorecedora ou porque nos dá uma sensação de poder. Por isso, pegue nesta ideia e escolha para cada segunda-feira a sua roupa preferida. Isto vai ajudá-lo a ganhar confiança, a começar o dia com o pé direito e, quem sabe, até receber alguns elogios.

8. Comece uma reação em cadeia

Se juntar todos os pontos anteriores, estará a fazer uma reação em cadeia que vai garantir que está tão motivado à segunda como à sexta. Comece o dia a fazer algo de que gosta, como tomar o pequeno almoço num lugar especial. À medida que o dia decorre, faça coisas para ajudar outros, seja oferecer um café ou apenas um obrigado. Desta maneira, além de tornar a sua segunda-feira um dia melhor, também estará a fazer o mesmo para outros.

9. Combine com amigos para depois do trabalho

Pode sempre optar pela alternativa fácil, que é fazer planos para depois do trabalho. Combine um jantar ou uma bebida com os seus colegas e, mesmo que a segunda-feira seja horrível, pelo menos vai ter algo a motivá-lo. Se for do tipo positivo e optar por experimentar as dicas anteriores, esta última vai garantir que fecha à segunda com chave de ouro.

Veja também: