PLANO DE SAÚDE MEDICARE - 6 mensalidades sem compromisso

Causas e sintomas da artrite séptica

O que é a artrite séptica? Quais são as causas e os sintomas? Quais são os fatores de risco? Qual é o tratamento? Damos-lhe as respostas no artigo.

Causas e sintomas da artrite séptica
Quando as articulações são uma dor de cabeça

A artrite séptica, também designada por artrite infeciosa, é uma doença que resulta de uma infeção nas articulações provocada pela presença de bactérias, fungos ou até um vírus. Dois dos meios mais comuns pela qual esta patologia se propaga são através da corrente sanguínea ou por via de outras infeções presentes no corpo. Fique a par de todos os sintomas da artrite séptica.



Causas e sintomas da artrite séptica


Causas

Simples infeções de pele ou do trato urinário podem resultar no desenvolvimento da artrite séptica. Como já referimos anteriormente, o sangue acaba por ser o meio que transporta este género de infeções para as articulações, e as zonas mais afetadas acabam por ser as articulações dos joelhos, dos ombros, das ancas e do cotovelo.


Sintomas da artrite séptica

Crianças e idosos têm maior aptidão para contrair a artrite séptica porque têm o sistema imunitário mais debilitado. Conheça os sintomas da artrite séptica.
  • Dores dolorosas na articulação infetada;
  • Dificuldades em andar;
  • Inchaço na articulação;
  • Acumulação de líquidos;
  • Irritação;
  • Febre registada superior a 38ª;
  • Sensação de ardor na articulação;
  • Vermelhidão à volta do edema.

 

Fatores de risco

Adultos com mais de 60 anos e crianças estão entre os mais infetados por esta patologia. Doenças que diminuem as defesas, infeções sexualmente transmissíveis, diabetes tipo 1, artrite reumatóide, uso de drogas, a pós-cirurgia, injeções nas articulações, consumo exagerado de álcool e falta de cuidados de higiene são os principais fatores de risco para contrair a artrite séptica.  



Tratamento 

A artrite infeciosa pode chegar a qualquer articulação, no entanto a complicação desta doença depende do agente responsável por esta infeção. Consultar um médico é um processo obrigatório para a recuperação ser eficaz. 

Um dos aspetos que importa salientar sobre a artrite séptica é que pode ser mortal caso não seja tratada, no entanto, é uma patologia que tem cura e que quando submetida a tratamento acaba por desaparecer.  

Quando diagnosticada a doença, o primeiro passo é o internamento do doente. No hospital o doente padece de todos os meios adequados à sua cura. Identificar o agente causador e proceder ao tratamento antibiótico são uma forma de prevenir complicações graves e de conferir ao paciente uma melhoria no seu estado clinico. 



A sua saúde em primeiro lugar

Um dos meios de prevenir a artrite séptica é procurar rapidamente o tratamento de qualquer infeção. Esteja atento a todos os sinais que o seu organismo manifesta e não hesite… contacte um médico!

Veja também: