Sintomas da menopausa: conheça os 10 principais

Fase sensível da vida da mulher, marca o final da fertilidade e o início de um conjunto de alterações físicas e emocionais. Conheça os sintomas da menopausa.

Sintomas da menopausa: conheça os 10 principais
Saiba mais sobre este processo natural que tem diversas implicações

Se tem entre 45 e 52 anos e já não tem menstruações há mais de um ano, pode estar a entrar na fase da menopausa. É um processo natural que acontece na mulher. Os sintomas da menopausa são vários e, conhecê-los, é meio caminho andado para os poder contornar e passar por esta etapa da vida feminina de forma mais confortável.

O que acontece nesta fase? Todos os sintomas se manifestam por culpa da carência de estrogénios que o corpo vai sentindo ao nível dos vários órgãos e sistemas, após anos e anos de produção durante o período fértil.

É importante ressalvar que a menopausa é um momento que marca o fim da fertilidade, algo que vai acontecendo de forma gradual. Vários sintomas começam a surgir antes da menopausa, numa fase conhecida como pré-menopausa, correspondendo aos últimos 3 a 7 anos de idade fértil, podendo desaparecer na fase de pós-menopausa.

Quais os principais sintomas da menopausa?

1. Calores (também conhecidos como afrontamentos)

Trata-se de uma das queixas mais comuns. As mulheres vivem uma sensação de calor intenso, uma vez que o termóstato do corpo fica desregulado nesta fase. A onda de calor invade principalmente a metade superior do corpo, dando lugar, após alguns minutos, a suores frios.

Estes sintomas, que não são controláveis pela mulher, apresentam maior intensidade nos primeiros dois anos após a menopausa.

calor menopausa

2. Atrofia da mucosa vaginal

A menopausa pode secar a mucosa vaginal o que provoca irritação e dor durante as relações sexuais. Este quadro pode reduzir a libido e autoestima da mulher, prejudicando a vida do casal.

3. Distúrbios do sono

A dificuldade em adormecer é também um dos sintomas da menopausa com maior impacto. Para além disso, as mulheres podem sentir, nesta fase, problemas em ter uma noite de sono sem interrupções. Este tipo de sintoma pode surgir na pré-menopausa.

4. Problemas de memória

Sobretudo na pré-menopausa e na fase inicial da menopausa, a memória a curto prazo pode ser afetada pela diminuição dos níveis de estrogénio. Nesta fase, tornam-se mais comuns esquecimentos triviais, como por exemplo, não se lembrar de uma data de aniversário ou de reunião ou deixou as chaves de casa.

5. Dores nas articulações

A queda dos níveis de estrogénio pode também atingir as articulações, tendões e músculos. Ao contrário de vários sintomas da menopausa que desaparecem pouco depois da menopausa propriamente dita, as dores nas articulações costumam permanecer.

6. Cansaço frequente

O cansaço e a falta de energia para ações do dia-a-dia são sintomas que começam a surgir na pré-menopausa. A falta de sono e alterações do humor, para além das alterações hormonais, podem estar na origem deste sintoma. Após a menopausa, estes problemas costumam desaparecer.

cansaco

7. Dor de cabeça

As enxaquecas são muito comuns sobretudo no período de pré-menopausa. As mulheres que tinham tendência a ter dores de cabeça durante a menstruação podem notar um agravamento das mesmas durante esta fase.

8. Aumento de peso

O metabolismo e a forma como o corpo vai armazenar gordura sofrem alterações nesta fase devido à redução de estrogénio. O corpo da mulher passa a ter um padrão de acumulação de gordura semelhante ao dos homens, tendo tendência, por exemplo, a ganhar barriga.

9. Queda de cabelo

Na pré-menopausa, o cabelo pode ficar mais seco e quebradiço e cair com maior facilidade.

10. Infeções urinárias

Tal como a vagina, a uretra, canal que transporta a urina vinda da bexiga, também é, nesta fase, afetada. Durante a fase de pré-menopausa, o tecido deste órgão torna-se mais fino, ressecado, menos elástico e irritável, facilitando o aparecimento de bactérias.

menopausa

Outros sintomas associados à menopausa

Todos os sintomas da menopausa que aqui referimos podem variar ou ser mais ou menos intensos de mulher para mulher. Para além destes sinais, existem vários outros como, por exemplo, as palpitações, desequilíbrio e tonturas, sensação de barriga inchada, ansiedade e depressão.

Como se trata de uma fase sensível da vida da mulher, a menopausa, apesar de ser normal, pode dar origem a várias doenças, pelo que é importante estar atento aos sintomas, consultar um médico e fazer algumas alterações do estilo de vida.

Como aliviar e tratar os sintomas da menopausa?

  • Praticar exercício físico;
  • Ter uma alimentação saudável;
  • Não fumar (as mulheres que fumam iniciam a menopausa mais cedo do que as não fumadoras);
  • Recorrer a suplementos de cálcio ou vitamina D, em caso de problemas nas articulações.

Para além destes cuidados, alguns sintomas, como os afrontamentos, a secura vaginal ou as alterações de humor, podem ser aliviados através de medicação hormonal de baixa dosagem. No entanto, a seleção do tratamento é individualizada e deve ser feita por um médico ginecologista.

Veja também: