PLANO DE SAÚDE MEDICARE - 6 mensalidades sem compromisso

7 sintomas de anemia que deve conhecer

A boa notícia é que este problema de saúde pode ser tratado ou controlado. Conheça os 7 sintomas de anemia.

7 sintomas de anemia que deve conhecer
Um problema que afeta 30% da população mundial

Antes de conhecermos os sintomas associados à doença, é importante perceber o que é a anemia. A anemia consiste, muito simplesmente, num número reduzido de glóbulos vermelhos no sangue.

Mas, e o que é que isto quer exatamente dizer? Para percebermos, é necessário saber a função dos glóbulos vermelhos: eles são responsáveis pelo transporte de oxigénio ao longo da corrente sanguínea do organismo. Quer isto dizer que uma pessoa anémica tem “falta” de oxigénio no seu sangue.

Este processo acaba por gerar consequências no nosso corpo, que são os chamados sintomas de anemia. O E-Konomista dá-lhe a conhecer 7 sintomas de anemia.


7 sintomas de anemia


1. Cansaço generalizado

O cansaço será possivelmente um dos sintomas de anemia mais comum. Uma vez que os glóbulos vermelhos são responsáveis pelo transporte de oxigénio ao longo da corrente sanguínea, quando o número de glóbulos diminui, também fica mais comprometido esse transporte.

Ao não existir uma oxigenação total das células do nosso organismo, tal processo acaba por se refletir no nosso bem estar - daí as pessoas anémicas estarem constantemente cansadas e com sensação de falta de energia contínua.

Este sintoma é geralmente melhor tolerado por pessoas mais jovens do que pelas camadas mais idosas, mas em todas as faixas etárias ele é bastante incomodativo.

 

2. Sono frequente

Muito relacionado com o sintoma anterior está o sono frequente. Ao ficar mais cansada e ao ter menos energia, uma pessoa com anemia tem também mais dificuldade em realizar as atividades do dia a dia e acaba por ficar com sono mais rapidamente do que uma pessoa saudável.

A maioria das pessoas anémicas queixam-se de ter sono em bastante mais quantidade do que pessoas que não sofrem de diminuição de glóbulos vermelhos no sangue.

 

3. Síndrome das pernas inquietas

Nunca ouviu falar neste síndrome? Sabe aquelas pessoas que estão deitadas ou sentadas, supostamente em repouso, mas que insistentemente abanam uma das pernas para cima e para baixo? Não, não é tique.

O síndrome das pernas inquietas pode estar associado, entre outros problemas, aos níveis de anemia no sangue.

Se é uma destas pessoas, na dúvida, faça análises para despistar a possibilidade de anemia.

 

4. Palidez

A palidez acontece nas pessoas com anemia por dois motivos: a primeira, e também mais óbvia, pelo facto de haver menor quantidade de sangue a circular e por isso mesmo ele vai dar preferência aos órgãos vitais do nosso corpo, acabando por negligenciar a pele.

O outro motivo prende-se com o facto de o sangue ficar mais “líquido” (pois a mesma quantidade tem de cumprir as mesmas funções), não permitindo dar uma cor tão rosada à pele.

 

5. Câimbras

O culpado das câimbras é novamente o oxigénio, ou melhor dizendo, a falta dele! Ao haver falta de oxigenação, pode haver momentos em que determinados tecidos não tenham recebido a quantidade necessária para funcionar corretamente.

 

6. Pressão arterial baixa

A pressão arterial baixa é também um dos sintomas de anemia mais comuns. Como o volume de sangue circulante é menor ao de uma pessoa saudável, a pressão sanguínea, por consequência, vai também diminuir.

Veja também: