PLANO DE SAÚDE MEDICARE - 6 mensalidades sem compromisso

5 sintomas de ataque cardíaco

O ataque cardíaco tende quase sempre a enviar “sinais” ao corpo. Conheça 5 sintomas.

5 sintomas de ataque cardíaco
Nem sempre os sintomas aparecem repentinamente!

O ataque cardíaco ocorre quando o fluxo de sangue tenta fluir normalmente para o músculo do coração mas, por qualquer motivo, fica "bloqueado". Caso este fluxo não volte rapidamente à normalidade, o músculo cardíaco começa a danificar-se e, pela falta de oxigénio, pode mesmo “morrer”.  

O ataque cardíaco é uma das principais causas de morte, tanto em homens como em mulheres, mas, quando detetado atempadamente, existe forma de o tratar.

O tratamento é tanto mais eficiente quanto mais cedo se deteta o problema. Daí que seja extretamente crucial, no caso de suspeitar que poderá estar a sofrer um ataque cardíaco, se dirija ao hospital mais próximo ou chame uma ambulância. Quando se trata de ataque cardíaco, todos os minutos são cruciais.  

 

5 sintomas de ataque cardíaco

Esteja muito atento a possíveis sinais que o seu corpo possa estar a tentar transmitir. Ao contrário do que se pensa, nem sempre um ataque cardíaco surge de forma imediata e repentina - existem situações em que os sintomas começa a ser sentidos até uma semana antes do ataque realmente acontecer!

 

1. Dores no Peito

Este será o clássico sintoma do ataque cardíaco e o mais conhecido, mas não é por isso que deve deixar de ser mencionado. Especial atenção a sensações de peso, ou a apertos do lado esquerdo do peito.

Esta sensação tanto pode durar mais do que apenas alguns minutos, como pode também pode aparecer e desaparecer várias vezes. Não desvalorize nunca estes sinais.

 

2. Falta de ar

A falta de ar é geralmente mais comum nas mulheres, mais até do que dores no peito!

Especialistas referem que devemos estar atentos à maneira como a nossa respiração se está a comportar, especialmente se denotamos alguma falta de ar ou respiração acelerada e não exista motivo que justifique tal reação.

 

3. Dores na parte superior do corpo

Pois é, ao contrário do que se pode pensar, as dores características dos ataques de coração não se limitam ao peito. É muito comum até, sobretudo nos homens, sentir-se desconforto num dos braços, ou até mesmo nos dois. No caso das mulheres, as dores podem localizar-se nas costas ou na zona do pescoço e do queixo.

 

4. Tonturas

Caso comece a sentir  tonturas, enjoos ou começar a suar de repente, vá ao hospital, pois pode ser um sintoma de ataque cardíaco. Não desvalorize nenhum destes sintomas, sobretudo se eles aparecem sem motivo aparente!

 

5. Inchaço

Apesar de aparentemente não existir grande ligação entre o inchaço corporal e o ataque cardíaco, engana-se: problemas no coração podem causar retenção de líquido no organismo e, por isso, inchaço em algumas regiões do corpo (normalmente nos pés, nos tornozelos, nas pernas ou no abdómen).

Veja também: