PLANO DE SAÚDE MEDICARE - 6 mensalidades sem compromisso

Sintomas de diabetes: saiba identificá-los

Saiba identificar quais os tipos de diabetes que existem e quais os sintomas de diabetes mais comuns. Esteja a par desta realidade no artigo que se segue.

Sintomas de diabetes: saiba identificá-los
Açúcar a mais, saúde a menos...

Segundo a Organização Mundial de Saúde, perto de um milhão de portugueses com idade superior a 30 anos tem sintomas de diabetes. É um dado importante e que mostra que esta doença atinge números elevados no seio da população. Sobre esta epidemia, importa salientar que no território nacional morrem 12 pessoas por dia e que no mundo, o número de casos de diabetes, nos últimos anos, aumentou muito significativamente. Conheça todos os sintomas de diabetes.
 
A Diabetes é uma doença que resulta de excesso de açúcar no sangue e na urina. Todos estes problemas influenciam o pâncreas e são impeditivos de um funcionamento normal do nosso organismo.  



Sintomas de Diabetes tipo 1 

Acontece quando o pâncreas perde totalmente a capacidade de produzir insulina. O tratamento é feito à base de insulina, através de injeções diárias. Os sintomas que apresentamos, são mais visíveis em crianças e adolescentes.
 

Poliúria

A poliúria geralmente é um dos primeiros sintomas de diabetes e acontece porque existe um número elevado de glicose no sangue. 
 

Polidipsia

Acaba por ser uma consequência do ato de urinar em demasia. Ao urnira constantemente, perde muita água e fica com a sensação de sede em excesso. 
 

Polifagia 

É um termo médico que se traduz em fome excessiva. Este facto acontece porque a quantidade de glicose consumida pelo doente não gera no organismo energia.
 

Cansaço

Se o corpo não produz energia, ou se produz de forma deficitária, o cansaço acaba por ser um dos sintomas de diabetes mais evidente dentro destas condições clínicas. 
 

Infeções

Quando se tem diabetes, é sinónimo da existência de perturbações no sistema imunológico. Devido a uma ação deficitária das células de defesa, o nosso organismo acaba por ficar mais habilitado a estes sintomas de diabetes que são as infecções. 

 


Sintomas de Diabetes tipo 2 

Neste tipo de patologia, o pâncreas diminui a capacidade de produzir insulina. O tratamento é administrado com medicamentos específicos, mas também através de dietas e exercício físico regular.


Visão desfocada

Quando os valores da glicose são altos, a capacidade de visão fica distorcida. No entanto, controlando os valores da glicose tudo volta à normalidade.
 

Cicatrização deficitária

Um dos sintomas de diabetes mais comuns é a cicatrização deficiente das feridas por parte do nosso organismo. 
 

Formigueiro nos pés

Acontece numa fase mais avançada desta patologia.
 

Infeções

Como nos diabetes tipo 1, as infeções são frequentes nesta fase. Furúnculos e infeções urinárias são alguns exemplos mais comuns. 
 

 

Sintomas de diabetes gestacional

Ocorre durante o período gestacional, ou seja, a gravidez. Esta patologia é originada devido à falta de insulina para dar resposta às necessidades do bebé. Uma dieta saudável e a prática de exercício físico estão na base de um tratamento eficaz para este tipo de diabetes. Os principais sintomas são sede excessiva, boca seca e vontade frequente de urinar.

Veja também: