PLANO DE SAÚDE MEDICARE - 6 mensalidades sem compromisso

5 sintomas de gripe: saiba o que fazer

Espirrar vezes sem conta, andar munido de lenços de papel, sentir o nariz irritado. Seja bem-vindo ao mundo dos sintomas de gripe.

5 sintomas de gripe: saiba o que fazer
Previna-se desta doença de Inverno!

A gripe é uma doença de cariz infecioso que se propaga pelas vias respiratórias. Ao longo do ano, principalmente no Inverno, são vários os casos de gripe que acontecem em amigos ou colegas de trabalho, ou até mesmo em nós próprios. Aquando desta infeção respiratória contraída pelo nosso organismo, o nosso sistema imunitário estabelece um processo de defesa. Conheça melhor os sintomas de gripe.



5 sintomas de gripe e respetivo tratamento

A maneira como os sintomas de gripe se propagam é vertiginosa. Relativamente à gravidade destas circunstâncias, depende do grau da infeção e da forma como o sistema imunitário irá combater esta patologia. 

Normalmente estes sintomas desaparecem ao fim de 7 dias, no entanto, há casos em que o quadro clínico é pior e os sintomas perduram por mais tempo. Fique a par dos principais sintomas.



Febre 

Quando contaminado, o doente de gripe regista febre com valores acima dos 38º.
Tratamento: Nesta fase deverá optar por medicamentos antitérmicos e poderá também colocar panos húmidos na testa para baixar a temperatura e combater a febre.




Tosse seca ou com expetoração

A tosse com expetoração é um dos sintomas de gripe que surge associada a infeções das vias respiratórias, assim como a tosse seca, que provoca irritação e comichão na garganta.
Tratamento: Ingerir bastante água é muito aconselhado para hidratar as vias respiratórias. Mel e limão são produtos com propriedades benéficas para o trato respiratório, por isso deve incluí-los na sua alimentação.




Dores musculares

As dores musculares são um dos sintomas de gripe muito comuns nesta fase. 
Tratamento: Descansar o máximo possível evitando esforços desnecessários. 




Dores de cabeça 

Um dos sintomas de gripe mais comuns e que causa desconforto.
Tratamento: Beber um chá de ervas ou tomar um banho relaxante, são ideais para resolver a dor de cabeça.
 



Dores de garganta

A garganta é uma via respiratória muito afetada quando a gripe atua. 
Tratamento: O mel costuma fazer milagres no que toca a resolver problemas deste género. Contudo, se a dor persistir, deve recorrer a antibióticos.  
 


Quando deve recorrer a um médico

Não é de todo usual recorrer a um profissional de saúde quando se procura combater uma gripe, geralmente o uso de certos medicamentos costuma combater esta doença em três tempos. No entanto, quando os sintomas são acentuados ou então prevalecem para além do tempo normal, deve consultar um médico.

Atenção: Algumas crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios, devem obter, todos os anos, a vacina contra a gripe!

Veja também: