PLANO DE SAÚDE MEDICARE - 6 mensalidades sem compromisso

Sintomas de HIV: Vírus da Imunodeficiência Humana

Quais são os sintomas de HIV mais comuns? Fique a par de todos estes sinais ao longo do artigo.

Sintomas de HIV: Vírus da Imunodeficiência Humana
Uma infeção mundial

O HIV é o vírus responsável pela transmissão da SIDA (Síndrome de imunodeficiência adquirida). De natureza agressiva, o vírus causa a destruição gradual do sistema imunitário, ficando o organismo vulnerável a todo o tipo de doenças. A nível mundial, esta epidemia regista proporções preocupantes culminando na morte de milhões de pessoas. Conheça quais são sintomas de HIV.  



10 principais sintomas de HIV


Febre

Considerado como um dos sintomas de hiv mais comuns, a febre é um indicador de que o organismo está a reagir à contaminação do HIV. A par deste sinal clínico, dores de garganta e cansaço surgem simultaneamente.


Herpes nos lábios e nas zonas genitais

Fruto de um sistema imunitário fragilizado, o nosso organismo fica muito mais propenso a contrair herpes, uma doença de origem viral. Esta patologia pode ocorrer em qualquer parte de corpo mas é mais comum na zona labial e genital. Também podem surgir úlceras que contribuem para a propagação do HIV durante as relações sexuais. 


Formigueiro nas mãos e nos pés

Outro dos sintomas de HIV muito comum quando a pessoa está infetada com o vírus. Designado por neuropatia periférica, um termo técnico que significa alterações a nível de funcionamento dos órgãos internos, e que se manifesta em perda de sensibilidade e atrofia muscular. Nas mãos e nos pés irá ter uma sensação de formigueiro.



Erupções cutâneas

As erupções cutâneas são associadas aos primeiros 15 dias após a contaminação do surto de HIV. Manifestam-se através de marcas pelo corpo todo provocando coceira no tronco e nos braços. 


Alteração das unhas 

Mais um exemplo que é sinónimo que o sistema imunitário está fragilizado. É um sinal que surge numa fase mais avançada, em que as unhas ganham uma cor diferente o que é proporcionado, na maior parte das vezes, pela presença de fungos. 



Perda de Peso 

A perda súbita de peso é um forte sinal de que o vírus está fortemente instalado no organismo. Este sintoma de HIV é um dos sinais mais patentes que evidencia a propagação desta epidemia.



Inchaço dos gânglios linfáticos

Com a principal função de produzir anticorpos, os gânglios linfáticos acabam por inchar quando estão a combater as infeções, neste caso o HIV. Orelhas, axilas ou pescoço são algumas das áreas que acabam por inflamar devido à presença dos mesmos. 



Suores durante a noite 

Comparado ao calor exagerado, este é um dos sintomas de HIV muito assinalado. 



Pneumonia 

Como é perceptível ao longo do artigo, o sistema imunitário está mais apto a contrair infeções e a pneumonia é um dos exemplos mais comuns. 



Problemas cognitivos

Numa fase mais avançada, o doente sente dificuldades em concentrar-se, regista problemas de memória e tem muitas alterações de humor, como raiva ou irritabilidade. 

Veja também: