PLANO DE SAÚDE MEDICARE - 6 mensalidades sem compromisso

9 sintomas de mau funcionamento da tiroide

Fique a par dos sinais de alarme que evidenciam alterações do normal funcionamento da tiroide.

9 sintomas de mau funcionamento da tiroide
Alterações da tiroide podem ter vários sintomas. Esteja atento aos sinais

A tiroide é uma glândula em forma de borboleta, com cerca de 20 gr, que influencia o ritmo do coração, regula o trânsito intestinal, aumenta a disposição e tem um papel importante no desenvolvimento dos bebés durante a gravidez.

As alterações da tiroide ocorrem quando esta glândula não funciona da melhor forma, o que pode ter como resultado a produção de mais ou menos hormonas essenciais para o funcionamento normal do nosso corpo.

As doenças relacionadas com esta glândula afectam cerca de 10% dos portugueses e manifestam-se de várias formas. Conheça os vários sintomas neste artigo.


9 sintomas de problemas na tiroide


1. Desconforto na garganta e no pescoço

O principal sinal de alterações na tiróide é a sensação de dor constante e/ou a presença de algum caroço na região do pescoço.
 


2. Alterações de Humor

O défice ou o excesso de hormonas da tiroide pode provocar alterações de humor. O hipertiroidismo pode provocar irritabilidade, ansiedade e agitação, enquanto que o hipotiroidismo pode causar tristeza constante ou depressão, alterando os níveis de serotonina no cérebro.
 


3. Sonolência, Cansaço e Dores Musculares

A sensação de fadiga constante e sonolência podem ser um sintomas de hipotiroidismo. Dores musculares ou formigueiros sem explicação também podem ser outro sinal.



4. Dificuldade de concentração e esquecimento

Ter dificuldade de concentração e esquecer-se de coisas frequentemente, pode ser um sintoma de alterações no funcionamento da tiroide. É possível que a falta de concentração seja um sinal de hipertiroidismo e o esquecimento um sinal de hipotiroidismo.
 


5. Queda de cabelo

No Outono e na Primavera é normal que exista perda de cabelo, no entanto se esta situação se prolongar para além destas estações e seja demasiado pronunciada, pode ser sinal de que a tiroide não está a funcionar devidamente.
 


6. Alterações de peso

O aumento ou a diminuição de peso sem razão aparente é sempre razão de alarme, especialmente se não houve alterações nos hábitos alimentares e nas actividades do dia a dia. As alterações anormais de peso podem ser causadas por alterações da glândula da tiroide.
 


7. Prisão de Ventre

Mudanças no funcionamento da tiroide também podem provocar dificuldades na digestão e prisão de ventre.
 


8. Pressão alta

O hipotiroidismo também causa um aumento dos níveis de mau colesterol e, consequentemente, a pressão alta, que não baixa com a dieta nem a prática de exercício físico.
 


9. Perda do Desejo Sexual

A falta de libido e a perda de desejo sexual podem também ser indícios de que a tiroide não está a funcionar da melhor forma.

Veja também: