5 sintomas de que tem problemas nos injetores

Saiba ver quando tem problemas nos injetores, pois esta peça fundamental ajuda-o a poluir menos e a poupar no combustível.

5 sintomas de que tem problemas nos injetores
Sintomas que não devem ser ignorados.

Os injetores de combustível são, de certa forma, uma maravilha moderna, pois ajudam os carros a não consumirem tanto combustível, e a não poluírem demasiado o nosso planeta. Como tal, é preciso saber quando há problemas nos injetores para que possamos resolvê-los, poupando tanto o planeta como a nossa carteira.  
 

5 sinais que algo se passa nos injetores

 

1. Perda de potência

A perda de potência do carro pode ter várias causas, e uma delas são possíveis problemas nos injetores, que impedem o motor de trabalhar como deve ser ao provocarem inconsistências na injeção de combustível. Em casos mais severos, o carro pode acabar por não ir a lado nenhum por causa dos injetores.

 

2. O carro consome demasiado

O consumo do carro é mais um problema que pode ter várias causas além de problemas nos injetores. Quando os injetores falham e afetam a mistura de ar/combustível que é admitida pelo motor, fazendo com que muitas vezes seja inserido demasiado combustível na câmara, é natural que o carro acabe por consumir mais.

 

3. Sente-se cheiro a combustível

Os injetores têm de lidar com alguma pressão, o que pode fazer com que eventualmente haja uma fuga de combustível, que acaba por emitir o cheiro. Para se poder certificar de que este é um problema nos injetores basta ver se estes estão húmidos depois de ter sentido o cheiro. A fuga pode também causar o consumo excessivo e a perda de potência.

No entanto, sentir o cheiro a combustível não é normal. Sempre que o sentir deve, o mais depressa possível, tratar do assunto para não pôr em causa a sua segurança e a de outros automobilistas.

 

4. O carro emite fumo preto

Quando vê que está a sair fumo preto do escape, é provável ser devido a uma falha no sistema de injeção, que pode ter a ver com problemas nos injetores. O fumo deve-se à entrada excessiva de combustível na câmara de combustão, que afeta a mistura ar/combustível.

Este é um problema que não pode ser ignorado, pois além de ter problemas no carro, está sujeito a levar uma multa que vai dos €120-€600 devido à poluição causada.

 

5. A luz do motor acende

Sendo parte do sistema de injeção eletrónica, e sendo elementos eletromecânicos, os injetores estão, até certo ponto, a ser controlados pelo carro em si, que nos acende a luz do motor quando deteta que algo se passa com eles. No entanto, esta luz também acende quando algo se passa com outros elementos do carro, e o melhor é ir ao mecânico quando a vê.


Veja também: