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Sintomas de stress: conheça-os e previna-se

Alterações de humor, irritabilidade, insónias, cansaço, ansiedade, nervosismo, desorganização ou agressividade podem ser sintomas de stress.  
 

Sintomas de stress: conheça-os e previna-se
Podem ser físicos, emocionais ou comportamentais

O stress é visto como a doença do século XXI. Mas o stress não é, só por si, algo de negativo. É uma resposta de defesa do organismo perante uma determinada situação, física ou emocional. Acima de certos níveis o stress é perigoso e há cada vez mais estudos que o relacionam com problemas de saúde. Por isso, é importante conhecer quais os principais sintomas de stress.

Os sintomas podem surgir em pessoas de qualquer idade, apesar de serem mais frequentes nos adultos, e podem ser associados a questões laborais, ao desemprego, a uma gravidez, um divórcio, uma situação de mudança brusca ou traumática na sua vida, entre outros. Mas o stress também pode afetar crianças e jovens, associado a problemas de bullying, divórcio dos pais ou uma doença grave.

Os primeiros sintomas de stress aparecem em atividades do dia-a-dia e, muitas vezes, não são logo notados. É preciso estar atento e reagir logo aos primeiros sintomas. Alguns sinais como insatisfação, irritabilidade, insónia, sono agitado, falhas de concentração e memória, cansaço, ganho ou perda de peso, devem fazer soar o alerta.
 

Conheça os vários sintomas de stress

 
No caso dos sintomas físicos, nem sempre será fácil perceber se os sintomas são ou não causados pelo stress, já que são idênticos aos sintomas de outras doenças. Se tiver alguns destes sintomas procure ajuda para determinar as suas causas:
  • Insónias ou sono a mais
  • Aumento da frequência cardíaca, batimentos irregulares ou palpitações
  • Aumento da tensão arterial
  • Dor de costas, de cabeça ou tensão no pescoço
  • Transtornos gastrointestinais
  • Sensação de aperto ou um “nó” no estômago
  • Náuseas
  • Cansaço excessivo
  • Sensação de falta de ar
  • Ganho ou perda de peso, distúrbios alimentares
  • Perda de cabelo
  • Palmas das mãos suadas ou mãos ou pés frios
 
Os sintomas emocionais de stress passam por estados de humor alterados e tensões emocionais. Estes sintomas podem afetar o seu desempenho no trabalho, nas relações sociais e no seu dia-a-dia:
  • Ansiedade
  • Angústia
  • Nervosismo
  • Depressão
  • Pensamentos negativos recorrentes
  • Irritabilidade excessiva
  • Sensação de perda de controlo
  • Problemas de concentração e de memória
  • Medo
  • Impaciência
  • Perda de senso de humor
  • Frustração
  • Hostilidade
 
O stress vai conduzi-lo a comportamentos fora do normal. Isso também vai prejudicar a forma como trabalha e como lida com as pessoas que fazem parte da sua vida. Fique com alguns exemplos de sintomas comportamentais:
  • Desorganização
  • Confusão
  • Erros mais frequentes
  • Esquecimentos
  • Baixa auto-estima
  • Agressividade excessiva ou mesmo violência
  • Conflitos
  • Abuso de drogas ou álcool
 

Como minimizar e resolver os efeitos do stress

Antes de mais nada tem que tentar perceber o que está a causar o problema e resolvê-lo. Para isso, pode precisar da ajuda de um médico ou terapeuta, dependendo do nível de stress em que está e da gravidade dos sintomas que está a sentir.

Por outro lado, para minimizar os efeitos do stress deve procurar mudar alguns aspetos da sua vida e adotar hábitos saudáveis. Coma melhor, faça exercício físico, como yoga ou aposte na meditação, por exemplo.
 
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