PLANO DE SAÚDE MEDICARE - 6 mensalidades sem compromisso

Os 4 principais sintomas do cancro da tiroide

Nódulos no pescoço, voz rouca, falta de ar... Esteja atento aos sinais de cancro da tiroide.

Os 4 principais sintomas do cancro da tiroide
Esta doença pode manifestar-se de diversas formas

O cancro da tiroide envolve o crescimento anormal das pilhas na glândula de tiroide no pescoço. É importante que as pessoas tenham conhecimento dos sintomas que podem ser indicativos do cancro da tiroide, pois, desta, forma, a doença pode ser detectada a tempo, permitindo, assim, um prognóstico mais favorável.

O primeiro sinal de um cancro da tiroide é uma saliência indolor no pescoço. Quando é identificado um nódulo na glândula da tiroide, os médicos realizam vários exames. A partir da exploração da tiroide é determinado o estado do nódulo, ou seja, se este está a funcionar ou não, sendo que um nódulo inactivo tem mais probabilidades de ter origem cancerígena do que um activo.

A ecografia é menos útil, mas efectua-se para determinar se o nódulo é sólido ou está cheio de líquido. A melhor forma de determinar se o nódulo é canceroso é através da recolha de uma amostra por meio de uma agulha de biopsia para que, posteriormente, se efectue um exame detalhado ao microscópio.


4 sintomas de cancro da tiroide que não deve ignorar


Nódulo no Pescoço

O sintoma de apresentação inicial mais comum do cancro da tiroide é a formação de uma protuberância ou inchaço na região do tiroide do pescoço, que frequentemente não causa nenhuma dor. A grande maioria dos nódulos na região do tiroide é benigna e apenas 5% de todos os casos testados são malignos.



Nó de linfa ampliado no pescoço

Um outro sinal de cancro da tiroide é a ampliação dos nós de linfa do pescoço. Nas fases mais avançadas da doença, os nós de linfa tornam-se normalmente inchados em resposta à infecção nesta área.



Tosse e Voz Rouca

Os doentes com cancro da tiroide são frequentemente afectadas por uma tosse persistente, que normalmente conduz ao enrouquecer da voz. Ao longo do tempo, isto pode causar mudanças significativas à voz e ao modo como esta soa.



Falta de Ar

A dispneia, normalmente conhecida como a falta de ar, é um sintoma comum nas pessoas com cancro da tiroide. Pode ser acompanhada de uma dificuldade geral na respiração, devido à obstrução física da glândula.

Além destes sintomas, o cancro da tiroide também pode manifestar-se através de outros sinais não tão perceptíveis relacionados com alterações no metabolismo, como engordar rapidamente, sem razão aparente, sonolência, suores, perda de peso e dificuldade em engolir.

Veja também: