4 sintomas de que tem o filtro de combustível entupido

Conheça alguns dos sintomas de um filtro de combustível entupido, para que possa tratar do problema antes que tenha de vir a lidar com despesas extra.

4 sintomas de que tem o filtro de combustível entupido
Sintomas que não deve ignorar.

O filtro de combustível é um componente essencial no nosso carro, que garante o bom funcionamento, a longevidade e uma relativa quantidade baixa de emissões. Este filtra o combustível o que impede impurezas de danificarem a bomba de injeção. Infelizmente, com o tempo, acabamos com o filtro de combustível entupido o que dificulta a passagem de combustível. Quando tal acontece é necessário trocá-lo para que não tenhamos grandes despesas no futuro.

Há certos cuidados a ter que o vão ajudar a não ter de lidar com nenhum dos sintomas referidos, sendo que é aconselhável ir verificando o estado do seu filtro de combustível a cada 10.000 quilómetros, ou de acordo com as instruções do fabricante. Fazer revisões regulares ao seu carro vai ajudá-lo a lidar com este tipo de problemas, ajudando-o também a poupar em combustível, e em reparações.
 

4 sintomas de que está na altura de tratar do filtro

 

1. Dificuldades ao arrancar

Com o filtro de combustível entupido, é natural começar a sentir dificuldades ao arrancar com o carro, pois o combustível não está a passar corretamente devido à quantidade de impurezas no filtro, o que impede que o carro consiga fazer o seu trabalho como deve ser.
 

2. Aparente falta de combustível

Como o combustível não passa corretamente, muitas vezes pode vir a parecer que tem pouco combustível, o que pode vir a dificultar-lhe a vida. Em algumas situações, como em subidas ingremes, pode ter sérias dificuldades a pôr o carro a andar. É um sintoma que pode ser sentido quando for tarde demais para evitar dores de cabeça.
 

3. Falhas ao acelerar

Como seria de esperar, com o filtro de combustível entupido o motor não é alimentado corretamente, o que faz com que existam falhas na aceleração e com que o carro não tenha o mesmo desempenho que costuma ter. Quando isto acontece é extremamente importante verificar o filtro, pois pode começar a sair-lhe fumo preto do escape, o que pode significar outro tipo de problemas para o seu lado.
 

4. Desempenho irregular

Este é um sintoma do filtro de combustível entupido difícil de reconhecer, pois por vezes o desempenho do carro pode parecer natural, mesmo estando o filtro a pedir-lhe ajuda. No entanto, em cenários urbanos sentirá que o carro não está a ser muito fiável, falhando de vez em quando, e agindo quase como se estivesse a ficar sem combustível.


Veja também: