Escolha o sistema de aquecimento mais económico para ter em casa

O inverno significa maior despesas com aquecimento. A pensar no seu orçamento, fomos procurar o sistema de aquecimento mais económico para ter em casa.

Escolha o sistema de aquecimento mais económico para ter em casa
Espreite as várias opções que lhe deixamos

Com as temperaturas baixas do inverno é imperativo saber qual o sistema de aquecimento mais económico para ter em casa. E é importante perceber o que se quer desde o primeiro momento. Quer passar uma tarde de domingo escondido debaixo de mantas a bater os dentes de frio, ou estar confortável, num ambiente aquecido e confortável?

Para que possa chegar a casa depois de um longo dia de trabalho e saber que o espera um ambiente com uma temperatura controlada e bastante confortável, apesar do frio que se faz sentir na rua, então tem de escolher o sistema de aquecimento mais económico para ter em sua casa. Deixamos-lhe neste artigo várias opções para que faça a sua escolha acertada.

Escolha o sistema de aquecimento mais económico


sistema de aquecimento mais económico

Antes de mais, deve lembrar-se que a maioria das nossas casas não foram construídas para obter a maior eficiência energética, por isso, optar pelo sistema mais barato, à partida, pode não ser a melhor opção. Tente escolher uma solução que lhe vá servir a médio e longo prazo.

Ar condicionado

O ar condicionado é um sistema que, logo à partida, pode não ser o sistema de aquecimento mais económico. No entanto, tem a grande vantagem de servir ao longo de todo o ano e não apenas no inverno. Para além disso, com a evolução dos sistemas, é agora mais económico em termos de poupança de energia.

Salamandras

As salamandras podem ser a lenha ou a pellets. As salamandras a lenha, também conhecidas como recuperadores de calor, podem ser colocadas numa lareira já existente ou num canto da sua sala, como um equipamento independente. Comparativamente às lareiras convencionais, as salamandras reduzem o consumo de lenha para metade.

As samalandras a pellets são, também, uma excelente opção e não exigem grandes obras de instalação. Antes de optar por um destes sistemas de aquecimento, é importante perceber qual a área a aquecer, pois disso vai depender a potência da salamandra.

Recuperadores de aquecimento central de água

Estes sistemas de aquecimento podem funcionar como complemento a outros sistemas de aquecimento de água, como é o caso das caldeiras e dos painéis solares. Já são mais dispendiosos do que as salamandras, mas são uma excelente opção se vai começar a construir casa agora. Pense nisso.

Termoventiladores

Os termoventiladores são opções de aquecimento baratas, mas apenas para espaços bem pequenos. Se quer aquecer um grande espaço, esta não é a solução ideal – para além de serem bastante ruidosos.

Radiadores a óleo

Este é um dos sistemas de aquecimento mais comuns e a razão é simples de explicar: os radiadores a óleo são práticos e bastante económicos. Pode, por exemplo, comprar e instalar no próprio dia. Para além disso, pode usar em qualquer divisão da sua casa e são bastante silenciosos. Só podemos apontar uma desvantagem: demoram um pouco mais a aquecer e não devem ser encostados a peças de roupa ou objetos da casa.

Veja também: