7 dicas para regular o sistema digestivo

Sente que a sua digestão é lenta e difícil? Descubra dicas fáceis e eficazes para acelerar e melhorar o sistema digestivo.

7 dicas para regular o sistema digestivo
Melhore o funcionamento do sistema digestivo

A sensação de intestino pesado e preso pode ser muito incomodativa e aborrecida. Muitas vezes, parece que nada funciona para acelerar e facilitar a digestão, mas a verdade é que pode adotar algumas medidas simples que ajudam a regular o sistema digestivo. Confira as nossas dicas.

7 dicas para regular o sistema digestivo

1. Beba água

Beber água é quase remédio santo para tudo. Regular o sistema digestivo não é exceção. Responsável pela dissolução de gorduras e fibras solúveis, a ingestão de água pode ser uma das principais dicas para estimular o sistema digestivo.

Se é daquelas pessoas com dificuldade em beber mais água, crie estratégias: coloque uma garrafa de litro e meio na secretária e obrigue-se a terminá-la até ao final do dia de trabalho, aromatize uma garrafa de água com limão ou gengibre e vá bebendo ao longo do dia ou prepare um chá sem açúcar.

2. Mastigue bem os alimentos

Sabia que a digestão começa desde logo na nossa boca? A maioria das pessoas não mastiga suficientemente os alimentos, o que causa uma grande pressão sobre o resto do sistema digestivo, que tem o dobro do trabalho.

Mastigue os alimentos até sentir que já tem uma espécie de “papa” na boca – aí sim, estão prontos para serem deglutidos.

3. Aposte nas fibras

Nozes, sementes, leguminosas, farelo de trigo e grãos inteiros são alguns exemplos de fibras que deve incluir na sua dieta diária. As fibras são muito importantes para ajudar a digestão e para manter o sistema digestivo saudável.

4. Exercite-se

Pode pensar que não tem nada a ver, mas é mesmo assim: quanto mais se exercitar, menor a probabilidade de ter os intestinos presos. Realizar uma atividade física estimula o peristaltismo (movimento que empurra os alimentos ao longo do tubo digestivo).

5. Reduza os açúcares

Além de contribuírem para a sensação de inchaço e de fome constante, os açúcares são responsáveis pelo crescimento de bactérias nocivas no intestino. Guarde estes alimentos apenas para ocasiões especiais e não abuse nas quantidades.

6. Faça pequenas refeições ao longo do dia

É preferível comer mais vezes ao dia, mas em menores quantidades, do que comer um manjar de uma só vez e depois ficar muitas horas sem comer. O nosso sistema digestivo funciona bem melhor se processar pequenas quantidades de alimentos de cada vez, pelo que deve apostar neste sistema de alimentação.

7. Crie uma rotina

Tente habituar o seu intestino a funcionar sempre à mesma hora. Crie, por exemplo, o hábito de ir à casa de banho todas as manhãs. Vai ver que o seu sistema digestivo se vai habituar e tornar-se menos preguiçoso.

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