Publicidade:

Sistema Nacional de Qualificações: tudo o que deve saber

Sabe o que é o Sistema Nacional de Qualificações? Descubra como pode usá-lo para elevar as suas competências pessoais e profissionais.

Sistema Nacional de Qualificações: tudo o que deve saber
Saiba como pode desenvolver as suas competências

Criado em Dezembro de 2007, o Sistema Nacional de Qualificações (SNQ), em articulação com o Quadro Europeu de Qualificações, tem como objetivo principal promover a elevação da formação de base da população ativa, através do seu progresso escolar e profissional. Ficou curioso sobre o assunto?

O que é o Sistema Nacional de Qualificações e para que serve?


O SNQ tem como estratégia assegurar a relevância da formação e das aprendizagens para potenciar o desenvolvimento pessoal da população e a modernização das empresas. Este sistema também assegura a progressão escolar e profissional dos cidadãos através da formação de dupla certificação, que está inserida no Catálogo Nacional de Qualificações (CNQ), ou através do processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC).

sqn

Rede de Entidades Formadoras do Sistema Nacional de Qualificações

A estrutura do Sistema Nacional de Qualificações (SNQ) é representada essencialmente pelas seguintes entidades:

  1. Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP);
  2. Direção-Geral da Educação;
  3. Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT);
  4. Instituto do Emprego e da Formação Profissional (IEFP);
  5. Organismos e estruturas com competências ao nível do domínio do financiamento das políticas de educação e formação profissional;
  6. Conselhos setoriais para a qualificação;
  7. Centros especializados em qualificação de adultos.

Catálogo Nacional de Qualificações

O Catálogo Nacional de Qualificações (CNQ) é um instrumento de gestão estratégica das qualificações nacionais de nível não superior. Cada qualificação representa um perfil profissional e um referencial de formação.

Estas qualificações tornam-se essenciais para acompanhar a competitividade e a evolução empresarial atual, e para garantir o desenvolvimento pessoal e profissional do indivíduo. Regulam e integram referenciais de qualificação específicos para formação de dupla certificação e para processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC).

Atualmente, o CNQ orienta unicamente as modalidades de Educação e Formação de Adultos (EFA) e as formações modulares.

Como devo proceder para ter acesso às qualificações do Catálogo Nacional de Qualificações?

O acesso à qualificação é possível pelas seguintes vias:

  • Através de formação inserida no Catálogo Nacional de Qualificações, desenvolvida no âmbito do Sistema de Educação e Formação;
  • Através de um sistema de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC), relativo a um referencial de competências e de formação de uma dada atividade profissional inserida no CNQ;
  • Pelo reconhecimento de títulos de qualificação adquiridos noutros países, conforme legislação específica. Após validação da equivalência é emitido um diploma de qualificação.

Para ter acesso a mais informações e esclarecer qualquer dúvida, deverá consultar o site do Catálogo Nacional de Qualificações.

Veja também:

Ana Luísa Machado Ana Luísa Machado

Ana Luísa Machado é Mestre em Psicologia e possui formação em Marketing Digital & Ecommerce. É uma foodie assumida e uma apaixonada por comunicação, tecnologia e viagens. Adora partilhar experiências e acrescentar valor a todos os que se cruzam na sua vida.