Sites de descontos: dicas de como utilizar

A oferta de sites de descontos e os produtos e serviços que os mesmos contêm é cada vez maior, mas importa conhecer algumas dicas de como os utilizar correctamente e os riscos que deve evitar.

Sites de descontos: dicas de como utilizar
Aprenda a tirar o melhor partido das plataformas de descontos online

Indubitavelmente os sites de descontos já fazem parte do quotidiano de um grande número de portugueses. Muitas são as empresas que aproveitam estes sites para darem a conhecer o seu negócio, colocando os seus produtos ou serviços à disposição por valores muito sedutores. 

Com esta estratégia pretendem, também, atrair novos clientes. Em tempos de poupança, a ideia de adquirir produtos com apelativas promoções pode ser, de facto, altamente aprazível. 
E sim, é possível poupar comprando através de sites de descontos, mas é preciso bom senso e alguma ponderação.

Assim, passamos a indicar algumas dicas de como utilizar estes sites tirando o melhor partido dos mesmos, bem como alguns dos cuidados a ter e os maiores perigos existentes neste tipo de compra.


5 dicas para tirar o melhor partido dos sites de descontos


1. Não adquira produtos/serviços que não precisa ou não vai utilizar

Comprar com descontos/promoções só é uma boa prática se for por algo de que realmente precisa. 
Não se deixe cair na tentação das grandes promoções comprando produtos que nunca irá usufruir.

2. Confira a conveniência da compra de determinado produto/serviço

Tenha sempre em atenção a localização de onde ocorrerá o serviço que achou interessante, o prazo limite para a sua utilização ou outros termos e restrições (exclusões e limitações) que possam existir. Só assim garante que o produto/serviço é conveniente para si.

3. Informe-se sobre a empresa de sites de descontos e seu modo de atuação com os consumidores

Procure na internet, através de opiniões de outros utilizadores, estas e outras informações relevantes para não ter surpresas desagradáveis. Por exemplo, antes de efectuar a compra, é útil saber como atua a empresa caso perceba que não vai conseguir usar um cupão ou simule uma reserva para perceber se o vai conseguir usar numa data que lhe seja conveniente.

FIQUE ATENTO:
Se quer receber mais notícias gratuitas como esta, basta registar-se no E-Konomista. Toda a informação sobre poupança actualizada ao minuto.

4. Antes de comprar compare os preços 

É importante pesquisar os preços da concorrência, pois poderá encontrar preços semelhantes ou produtos/serviços idênticos, igualmente convenientes para si, com melhores descontos noutros sites.

5. Tenha a certeza que está totalmente satisfeito

Se sentir que o produto/serviço não corresponde de alguma forma ao anunciado, defraudando as suas expetativas, não hesite em comunicar, por escrito e por carta registada com aviso de recepção, a desistência junto da empresa. Exija o reembolso do dinheiro, se não quiser fazer nova compra. Poderá desistir no prazo de 14 dias (incluindo fins-de-semana e feriados), sem pagar qualquer indemnização ou indicar o motivo. O prazo conta-se a partir da data da celebração do contrato, da receção do produto ou início da prestação do serviço. Nesta acção, caso encontre resistência poderá recorrer à ajuda de instâncias indicadas para o efeito como, por exemplo, a DECO.


Sites de descontos online em Portugal



Veja também: