8 sites onde não deve fazer encomendas online

Embora as encomendas online sejam cada vez mais uma forma de comércio em todo o mundo, há alguns sites que não são completamente seguros: saiba quais.

8 sites onde não deve fazer encomendas online
Saiba quais os sites em que não deve confiar

As encomendas online apresentam inúmeras vantagens para os consumidores: por um lado, não é necessário sair de casa e pode estar confortavelmente sentado no seu sofá enquanto faz as suas compras; por outro lado, conseguem-se, muitas vezes, ótimos preços e bons negócios. É preciso, contudo, estar muito atento e fazer algumas pesquisas para não corrermos riscos desnecessários.


Compras online: conheça os sites em que não deve confiar

Mesmo aqueles que se julgam bastante conhecedores do mundo da internet e até se acham avisados relativamente às compras online podem cair, de vez em quando, em armadilhas bem montadas que nos apanham desprevenidos.

É muito fácil ficarmos tentados pelos preços apelativos que muitos sites de venda a retalho, principalmente localizados na China, apresentam; a vontade e possibilidade de fazermos um verdadeiro negócio da China baixam-nos as defesas.

O melhor conselho que se pode dar é que mantenha o alerta: se parecer demasiado bom para ser verdade, provavelmente não é verdade. Além disso, faça por conhecer bem o site antes de efetuar uma compra: procure saber se algum amigo já o usou, como foi a experiência, leia os comentários dos clientes e não deixe de ler todas as informações relevantes, tais como características do produto, nomeadamente as medidas (isto serve quer para peças de roupa como para telemóveis ou máquinas de filmar).

Baseado nos testemunhos dos clientes, divulgados principalmente na plataforma SiteJabbe, onde os clientes expressam opinião sobre as suas experiências com compras online, e em outros factores, são estes os 8 sites em que não deve confiar para fazer compras online:



1. TwinkleDeals.com

313 dos 460 testemunhos deixados no SiteJabber denunciam este site como muito mau, quer ao nível da qualidade dos produtos, quer do estado em que estes chegam ao cliente.



2. Wish.com

177 consumidores afirmam ter tido problemas de ordem vária com as encomendas online efetuadas nesta loja.



3. FashionMia.com

A maior parte dos clientes deste site, com testemunhos no SiteJabber, atribuem-lhe a classificação mais baixa possível.



4. SammyDress.com

Este site recebeu nota F, numa escala que vai até a A+, por uma entidade de certificação de comércio online americana. É, sem dúvida, um dos piores para fazer encomendas online. 



5. Rosegal.com

Os clientes deste site apontam principalmente a fraca qualidade dos produtos como o pior aspeto a referir. Se está a pensar fazer uma enomenda online, esta não é a melhor escolha. 



6. DressLily.com

À semelhança dos anteriores, este site recebe apenas uma estrela (de 5) da maior parte dos clientes, que usam palavras como fraude e roubo para descrever a experiência.



7. BeckyDress.com

O principal motivo de reclamação dos clientes desta loja é o facto de os produtos não se parecerem nada com o que era mostrado nas fotos. Mais um "não" quanto o assunto é fazer encomendas online. 



8. Zaful.com

Além da fraca qualidade dos produtos reportada, os clientes falam ainda da dificuldade de resolver problemas junto da equipa de apoio. 

Se faz encomendas online, saiba que a precaução é a sua melhor conselheira. Conheça bem o site e procure informações sobre as lojas fora desses mesmo sites, para encontrar opiniões imparciais e não filtradas pela empresa.

Veja também: