12 sítios em Portugal que tem mesmo de conhecer

Há locais em Portugal que tem mesmo de visitar antes de morrer: conheça aqui o nosso top 12 de locais que deve conhecer e visitar em Portugal.

12 sítios em Portugal que tem mesmo de conhecer
Locais a visitar antes de morrer

Acha que conhece todos os sítios em Portugal que merecem ser visitados? As listas estão mesmo na moda e a verdade é que nos ajudam muitas vezes a organizar o nosso dia a dia, mas também a programar passeios e atividades que sempre quisemos fazer, mas que não sabíamos como.

Sugerimos uma dúzia de locais em Portugal - um por mês, quem sabe - que deve mesmo visitar antes de morrer. Afinal, o nosso país é um dos mais bonitos do mundo.


Top 12 dos sítios a visitar em Portugal

Embora reduzir os sítios em Portugal que tem mesmo de conhecer a apenas 10 seja uma tarefa muito redutora, esta pequena lista põe em evidência alguns locais extraordinários de que nem sempre ouvimos falar.


Vale de Poldros

1
A aldeia de Vale de Poldros em Monção é também conhecida pela aldeia dos hobbits. Todas as construções são em pedra envoltas numa paisagem natural inesquecível. Apesar de parecer uma aldeia de brincar, ela estava relacionada com o trabalho dos que levavam o gado às pastagens mais ricas durante o verão. A povoação era abandonada a partir de setembro, quando os vigias regressavam às sua localidades.



S. Leonardo de Galafura

2
Para sempre ligado a Miguel Torga, este local pertencente ao concelho do Peso da Régua é de uma beleza incomparável. O miradouro debruça-se sobre os socalcos do douro, vendo o serpentear do rio. Pode parar para admirar a paisagem e ainda ler os versos do poeta transmontano que se encontram lá inscritos. Prepare-se para perder o fôlego.



A estrada mais bonita do mundo

3
A EN222 que une o Pinhão ao Peso da Régua, considerada a melhor estrada do mundo para conduzir, oferece aos viajantes paisagens extraordinárias. Além da viagem em si ser uma experiência única, há vários locais onde pode parar e admirar não só a beleza natural, como os prazeres gastronómicos associados à terras durienses.



Geoparque Naturtejo

5
São 4600 km2 de terra com atividades disponíveis para os amantes de atividades relacionadas com a natureza. Pode ver pássaros e veados, aldeias históricas e fósseis: há muito para descobrir neste local de uma beleza natural fantástica.



Vale Glaciar do Zêzere

6
Entre a Torre da Serra da Estrela e a vila de Manteigas pode conhecer a rota do glaciar que foi, aliás, uma das finalistas no concurso das 7 maravilhas naturais de Portugal. Além de apreciar as características da paisagem provocadas pela passagem do glaciar, pode também perder-se a descobrir a fauna e flora da região que são, em muitos casos, únicas.



Berlengas

7
Embora muito conhecidas, as Berlengas não são tão visitadas quanto a beleza das suas paisagens o exigem. A ilha maior - Berlenga Grande - oferece opções de turismo que proporcionam experiências inesquecíveis, a juntar aos deslumbre que é a própria viagem para lá chegar.



Moinho de Maré de Corroios

8
Se os seus filhos ainda não sabem para que serviam os moinhos, visitar este local proporciona uma experiência extremamente didática e que simultaneamente encantará todos o que o visitarem. O moinho está restaurado e integra o Ecomuseu Municipal do Seixal.



Pulo do Lobo

9
Está situada em Mértola a maior queda de água do sul do país. Esta cascata agrega uma beleza surpreendente a um conjunto de histórias que lhe estão associadas, quase sempre relacionadas com contrabandistas. Depois de admirar o Pulo do Lobo, não pode deixar de visitar Mértola.



Capela dos Ossos

10
Localizado em Évora, este local imponente não deixa indiferente nenhum dos seus visitantes. Há uma reflexão incontornável associada a esta visita: a igualdade dos homens e mulheres que, unidos e reduzidos a uma simplicidade indiscutível, edificam um dos monumentos mais impressionantes do nosso país.



Miradouro de Fóia

miradouro
A cerca de mil metros de altitude, este miradouro oferece uma vista incrível sobre o Algarve. Fica na Serra de Monchique e aqui poderá conhecer o Algarve original, distante do reboliço das praias tomadas pelos turistas. Aproveita para se deliciar com a gastronomia local.



Barreiro da Faneca

barreiro
Já se sabe que os Açores guardam das paisagens mais belas do mundo. Aqui destacamos, pela diferença, o deserto vermelho que ocupa parte da ilha de Santa Maria. Um local tão belo quanto surpreendente que justifica esta seleção como um dos sítios em portugal que deve conhecer antes de morrer.



Levada do Caldeirão Verde

12
Na Madeira, esta é uma das levadas mais bonitas da ilha. Não há palavras que possam descrever tanto a experiência de lá chegar como a beleza da paisagem que este local oferece aos seus visitantes. É preciso ir, ver e desfrutar.

Não perca as nossas sugestões e planeie já a sua próxima escapadinha: quer seja por apenas um dia, quer por dois ou três, estes 12 sítios de Portugal devem mesmo ser visitados.

Veja também: