Os melhores sítios para levar as crianças (sem ser a Disney)

Pretende passar tempo de qualidade em família, mas não sabe onde levar as crianças além do famoso parque da Disney? Conheça outras opções.

Os melhores sítios para levar as crianças (sem ser a Disney)
Há muitos mais sítios, além da Disney, onde pode levar as suas crianças

Procura sítios para levar as crianças? Ter tempo para passar com os filhos e poder criar novas memórias com eles é tudo o que qualquer pai ou mãe deseja. Desta forma, vamos sugerir-lhe locais onde pode levar os mais pequenos, pois há muita mais oferta do que apenas o famoso parque da Disney.

Porque os seus filhos merecem toda a atenção e dedicação, vamos recomendar diferentes sítios para os levar, consoante os seus gostos: desde locais ligados à natureza ou à história, a parques infantis e museus culturais e científicos.

Sítios para levar as crianças que adoram natureza


Badoca Safari Park 

animais no Badoca Safari Park Fonte da imagem: Lifecooler

Para amantes da natureza, o Badoca Safari Park oferece a possibilidade de fazer um safari, no qual pode conviver de perto com girafas, zebras, búfalos, tigres e outras espécies.

Uma vez neste parque, visite a ilha dos primatas, onde vai encontrar desde chimpanzés a babuínos. Assista também à apresentação de aves de rapina, onde águias e falcões mostram como caçam as suas presas e onde pequenos e graúdos podem assistir aos voos livres destas espécies.

Onde? Herdade da Badoca, Vila Nova de Stº André, Santiago do Cacém, Setúbal

Fluviário de Mora

aquario no Fluviario de Mora Fonte da imagem: Olhares – Sapo

O Fluviário de Mora é outra recomendação de sítios para levar as suas crianças, sobretudo se elas gostarem de animais e da natureza.

O Fluviário apresenta um programa excelente, quer faça chuva ou sol. Como os mais pequenos serão os próximos adultos, em Mora procura-se sensibilizá-los para a sustentabilidade e preservação, dando-lhes a conhecer a fauna e a flora que habita nos nossos rios, procurando que entendam a necessidade de a preservar e conservar.

Este aquário procura ainda ensinar algumas curiosidades bem interessantes como, por exemplo, o motivo pelo qual os peixes não dormem ou por que os cágados são mais antigos do que os dinossauros, ou ainda que se uma rã coaxa em pleno dia é sinal de que vai chover! Com estas curiosidades procura-se cativar o público juvenil e oferecer um serão interessante para famílias.

Onde? Parque Ecológico do Gameiro, 7490-909 Mora

Zoo Santo Inácio

leao no Zoo Santo InácioFonte da imagem: Zoo Santo Inácio

Mais a norte, pode conhecer as espécies do Zoo Santo Inácio. Neste parque, os animais vivem em espaços amplos e em ambientes que recriam as condições dos habitats de origem, incluindo controlo de temperatura e humidade. Não se admire se vir pavões soltos pelo parque, os mais pequenos vão encantar-se com as suas cores.

Onde? Rua 5 de Outubro, 4503, 4430-809 Avintes, Vila Nova de Gaia

Outras opções ligadas à natureza

Sítios para levar as crianças que gostam de história


Portugal dos Pequenitos

casinhas no Portugal dos Pequenitos Fonte da imagem: Besos de chocolate y fresa

Situado em Coimbra, o Portugal dos Pequenitos é um parque lúdico-pedagógico destinado essencialmente às crianças.

Este parque é um verdadeiro referencial histórico e pedagógico de muitas gerações, que deverá sê-lo também para os seus filhos, por ser um retrato vivo e em ponto pequeno da portugalidade e da presença de Portugal no mundo.

O Portugal dos Pequenitos representa a nossa cultura com minúcia da arte escultória e arquitetónica, que faz as maravilhas de crianças, jovens e adultos.

Além da representação dos monumentos do país em réplicas de ponto pequeno, na área “Portugal Monumental”, o parque foca ainda nos atuais países africanos de Língua Oficial Portuguesa, além do Macau, Brasil, Índia e Timor, na secção “Países de Expressão Portuguesa”.

Junto a esta área, encontra ainda um espaço dedicado às Ilhas – “Portugal Insular” – onde se encontram os monumentos principais das Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores, rodeadas de lagos, de forma a representar o Oceano Atlântico.

“Coimbra” é outra secção do parque, onde estão representados os principais monumentos da cidade, com especial destaque para a sua universidade.

Este será certamente um dos poucos sítios para levar as suas crianças onde poderá ver representadas casas tradicionais portuguesas, com réplicas fiéis de norte a sul do país, esta área – “Casas Regionais”, é a mais desafiante para as crianças e a mais procurada por elas.

Onde? Largo Rossio de Santa Clara, 3040-256 Coimbra

Serralves

serralvesFonte da imagem: Webook

Se os seus filhos têm interesse pela cultura ou se quer incutir-lhes esse interesse, procure fazer uma visita em família à Fundação Serralves.

Uma vez em Serralves, os mais pequenos poderão descobrir novos mundos, com muitas oficinas, jogos, percursos temáticos e, durante todos os domingos de janeiro a dezembro, poderão ainda ter muitas outras surpresas partilhadas com pais e avós, num programa designado “Famílias em Serralves”.

Além do museu, os jardins de Serralves são convidativos e uma solução ideal para passar tempo de qualidade em família.

Onde? Rua Bartolomeu Velho, 141, 4150-417 Porto.

Jardim da Fundação Calouste Gulbenkian

atividades infantis no Jardim da GulbenkianFonte da imagem: gulbenkian.pt

O Jardim da Gulbenkian é a solução ideal para combinar natureza com cultura, uma vez que é um dos sítios para levar as suas crianças onde pode visitar jardins com atividades, como produzir tinta ou visitar o Museu Gulbenkian e o Centro de Arte Moderna José Azeredo Perdigão, três oportunidades numa visita só.

Onde? Gulbenkian, Avenida de Berna, 45, 1050-078  Lisboa

Outras opções para quem procura conhecimento cultural, científico ou histórico

Parques de diversão que as crianças vão adorar


Parque Recreativo do Alvito

Parque Recreativo do AlvitoFonte da imagem: Lx4Kids

Se procura sítios para levar as suas crianças além da Disney, saiba que Portugal tem uma enorme oferta! Este é um dos parques infantis que não vai querer perder numa visita a Lisboa.

É um parque muito bem pensado, com três zonas diferentes, de acordo com diferentes idades. A zona para bebés e crianças até aos cinco anos inclui uma torre multifunções, dois baloiços para bebés, seis divertimentos em molas e quatro escorregas para crianças até aos cinco anos.

Numa outra zona, dedicada a crianças entre os 6 aos 12 anos, existem aranhas, escorregas e torres multifunções. Na parte de cima, há um parque aventura com uma caravela, também para crianças dentro destas idades.

Onde? Estrada do Alvito, Monsanto 1300 Lisboa

Outros parques infantis espalhados pelo país

Veja também: