Publicidade:

28 sítios para passar o Natal mais memorável de sempre

A magia do Natal parece despoletar o melhor de cada um de nós. E há sítios para passar o Natal onde tudo isso ganha uma nova dimensão. Descubra quais são.

28 sítios para passar o Natal mais memorável de sempre
Veja as nossas sugestões para um Natal além fronteiras

Quando imagina sítios para passar o Natal, pensa em nostalgia, neve, tradições, fogueiras, luzes brilhantes ou faz uma rutura completa com tudo o que é tradicional e pensa em climas mais quentes e refúgios distantes? Se pretende quebrar com o hábito de uma época natalícia caseira, descubra as nossas sugestões de sítios para passar o Natal.

São locais espalhados por todos os cantos do mundo, que vão agradar a todos. Alguns deles nem imaginaria que pudessem fazer parte da lista de recomendações de sítios para passar o Natal.

Deixe o espirito natalício vir ao de cima, coloque música temática e embarque connosco nesta aventura pintada de vermelho e dourado com muitos “Feliz Natal!” pronunciados em várias línguas.

Uma época diferente: 28 sítios para passar o Natal


Estas sugestões de sítios para passar o Natal representam opções para quem quer fazer algo diferente, mas sem perder o melhor que esta época tem: o companheirismo, a solidariedade, a alegria, o sorriso fácil e a partilha não só com que nos é próximo, mas até mesmo com o desconhecido que precisa que lhe estendam a mão. Porque Natal é mesmo quando e onde o Homem quiser.

1. Trømso, Noruega

tromsoFonte da imagem: Fjord Travel Norway

A ilha da cidade nevada de Trømso oferece vistas incomparáveis das luzes do Norte, especialmente entre as 18h e a meia-noite, bem como a oportunidade de dizer que esteve quase, quase no Pólo Norte durante o Natal. Além disso, há passeios de trenós, ótima comida e um teleférico no topo da montanha. Aproveite bem cada momento, já que, à semelhança do que acontece com os países do Norte da Europa, apenas é de dia durante algumas horas.

2. Praga, República Checa

praga

Há algo de incrível em passear pela histórica Rua Nerudova, em Mala Strana, para ver a arquitetura gótica e barroca da cidade, ou assistir a uma ópera ou a um balé na Ópera Estatal ou no Teatro Nacional de Praga. E, depois de tudo isso, ainda se deliciar com todos os prazeres que os mercados de Natal na Praça da Cidade Velha e na Praça Venceslau disponibilizam: comida, bebidas quentes e muitas ideias para presentes incríveis.

3. Lapónia, Finlândia

lapónia

Quem nunca sonhou visitar a casa do Pai Natal? Mesmo que não consiga cumprir exatamente este desejo, há muito com que se entreter na Lapónia, como o Parque Natural de Urho Kekkonen, que é um verdadeiro país das maravilhas de inverno. Lá poderá atravessar a paisagem gelada de um trenó puxado por renas (pode aproveitar para ajudar a distribuir uns presentes) ou fazer esqui nas trilhas de Saariselkä.

4. Zurique, Suíça

zurique

Nesta cidade alpina compacta, espera por si uma exibição de 12.000 luzes de cristal. Uma tradição inaugurada todos os anos, no final de novembro e que assinala o início das comemorações natalícias. Beba um “heissi schoggi”, ou seja, um delicioso e reconfortante chocolate quente, explore as lojas na Rämistrasse, assista a um espetáculo no Conelli Christmas Circus ou a um concerto de Natal na romântica igreja Grossmünster.

5. Charleston, EUA

charleston

Charleston celebra o Natal de forma muito peculiar: ao invés de castanhas assadas, pode experimentar nozes assadas, beber gemada com whisky enquanto assiste aos coros natalícios em Drayton Hall.

6. Reiquejavique, Islândia

reiquejavique islandia

Precisa de motivos para visitar Reiquejavique no Natal? Aqui estão eles: uma paisagem do outro mundo, a aurora boreal de cor verde que ilumina o céu noturno e as estátuas dos 12 Yule Lads (a versão islandesa do Pai Natal) que são colocadas por todas as janelas da cidade.

7. Santa Bárbara, Califórnia, EUA

santa barbaraFonte da imagem: Santa Barbara

Durante o inverno, as cidades costeiras de Santa Bárbara combinam o conforto do estilo da Nova Inglaterra com a antiga elegância da Califórnia e com um apontamento de luxo.

8. Boston, EUA

boston

O ambiente e o conforto do antigo mundo de Nova Inglaterra fazem de Boston uma escolha natural para a época natalícia. Desfrute das ruas de Beacon Hill completamente cobertas de neve e comemore os fantasmas dos navios passados com os Christmas Revels no Harper’s Sanders Theatre.

9. Edimburgo, Escócia

edimburgo

A cidade escocesa é conhecida pela cultura de teatro e artes, pelo espetáculo de luzes de Natal e pelos inúmeros fogos de artifício que iluminam o céu do Castelo de Edimburgo até ao Palácio de Holyroodhouse.

10. Nashville, EUA

nashville

Por aqui, ouvirá a música “Oh Tannenbaum” (em português “Ó pinheirinho”) quase até à exaustão, enquanto as cores de Natal dão um brilho muito característico à cidade.

11. Malmö, Suécia

vestas

Nesta pequena cidade sueca tão pitoresca, pode comprar projetos modernistas enquanto passeia pela praça do século XVI. É tradição os locais deixarem ainda um copo de aquavit, uma bebida alcoólica de origem escandinava e enriquecida com substâncias aromáticas para aquecer o Pai Natal na sua árdua tarefa de distribuição de presentes.

12. Veneza, Itália

veneza

No mês em que se celebra o Natal, as temperaturas são baixas, há bastante humidade e nebulosidade. Mas não se deixei enganar por esta atmosfera, pois é ela que confere um espírito especial à cidade das gôndolas. E tudo vale a pena para ver a Piazza San Marco enfeitada e iluminada por uma lua grande e redonda que parece ter sido criada apenas para Veneza.

13. Durango, EUA

durangoFonte da imagem: dorango.org

Nesta cidade montanhosa do estado de Colorado poderá explorar as habitações do povo indígena, fazer uma corrida de esqui pelas encostas ou, simplesmente, desfrutar de um aconchegante rum num qualquer bar da cidade.

14. Bali, Indonésia

bali

Ao invés de canções de natal, em Bali poderá deliciar os ouvidos com os sons estrondosos do “gamelan gong”, um instrumento típico da região e admirar o pôr-do-sol da noite de Natal no templo da ilha de Tanah Lot.

15. Goa, Índia

goa

Em Goa sentir-se-á quase como em casa, pois as influências portuguesas na iIlha à beira-mar são imensas, desde as igrejas católicas caiadas aos fogos de artifício semelhantes aos que estamos habituados.

16. San Miguel de Allende, México

san miguel de allende

O Natal é vivido com grande intensidade em San Miguel de Allende. A cidade entra num frenesim elétrico, com procissões teatrais, reconstituições históricas, fogos de artifício, música ao vivo e dança nas ruas principais.

17. Key West, EUA

key west

Animação e temperaturas quentes são atributos vencedores de Key West, e o Natal não é exceção. As palmeiras aparadas, as pousadas históricas e dezenas de barcos ao longo da beira histórica apenas amplificam a alegria da cidade.

18. Chicago, EUA

chicago

Conhecida como a “cidade ventosa”, Chicago faz bem jus a este nome, por isso, certifique-se de que vai bem agasalhado se optar por este sítio para passar o Natal. Há milhares de luzes ao longo da movimentada Magnificent Mile; o imperdível Christkindlmarket, um enorme mercado de artesanato alemão ao ar livre com cerveja e comida; uma grande árvore de Natal artesanal; e o Winter WonderFest no Navy Pier, um parque de diversões com temas natalícios e uma pista de patinagem interior.

19. Viena, Áustria

viena

Os vendedores de rua vendem artesanato e ornamentos feitos localmente, para gáudio dos visitantes, que podem ainda alimentar corpo e alma com comida e um copo de vinho quente. O final do dia termina com os famosos e lendários concertos do coro dos Vienna Boys.

20. Quebec, Canadá

quebec

As ruas de paralelepípedos, as casas de pedra do século XVI e XVII e muita neve fazem da cidade fortificada de Quebec, um lugar incrível para passar o Natal.

21. Munique, Alemanha

munique

O inverno na capital bávara é sinónimo de uma árvore de Natal de 100 metros de altura na Marienplatz, de vários mercados de Natal, vinho quente e pão de gengibre.

22. Paraty, Brasil

paraty

Pode não parecer Natal, mas Paraty é uma joia escondida de uma cidade com arquitetura colonial portuguesa surpreendentemente bem preservada, uma cena cultural vibrante e com fácil acesso à floresta tropical e algumas das praias mais perfeitas do mundo. Um cenário de sonho!

23. Taos, EUA

taos

Esta aldeia remota numa planície do deserto é especialmente mágica no Natal, graças à mistura rica de tradições culturais. Os imperdíveis são a histórica rua Ledoux, toda iluminada com candeeiros de papel; as reconstituições cerimoniais da saga de Maria e José; e a dramática celebração da véspera de natal indiana americana, que toma conta da praça principal em Taos Pueblo.

24. Amesterdão, Holanda

amesterdão

A lenda do Pai Natal, ou Sinterklaas, tem uma forte presença na capital holandesa, onde casas do século XVI e XVII estão enfeitadas com luzes desde o início de dezembro. Considere manter a sua viagem até à passagem de ano para os incríveis fogos de artifício em Nieuwmarkt e Dam.

25. Porto Rico

porto rico

As palmeiras e a flora exótica na floresta tropical El Yunque substituem os típicos pinheiros de Natal. Estas férias caribenhas ficam completas com um passeio noturno pela cidade colonial espanhola que tem mais de 500 anos de história.

26. Castleton, Inglaterra

castleton

Esta é uma pequena aldeia de pedra, pontilhada com árvores de Natal alegremente iluminadas e onde não faltam cânticos natalícios presenciados à luz de velas.

27. Provença, França

provenca franca

Um inverno provençal é sempre de conto de fadas: as aldeias silenciadas no final do verão voltam à vida; a música das igrejas medievais enche as ruas históricas; as senhoras aglomeram-se em torno de barracas de mercado para cheirar o foie gras mais fresco.

28. Kaikoura, Nova Zelândia

kaikoura

A península de Kaikoura pode não ter renas, mas está repleta de cachalotes, focas, golfinhos, baleias e albatrozes. Será um Natal junto da Natureza e para sempre marcante.

28 sugestões de sítios para passar o Natal, que lhe provocarão diferentes sensações, porém todos com a garantia de uns dias incríveis e inesquecíveis.

Veja também: