7 situações em que nunca deve utilizar o cartão de crédito

É certo que fazer compras com o cartão de crédito, além de ser conveniente, tem vantagens. Mas há situações em que utilizá-lo pode ser muito arriscado.

7 situações em que nunca deve utilizar o cartão de crédito
Todos os cuidados são poucos para proteger o seu dinheiro

O cartão de crédito permite uma maior flexibilidade da gestão do seu orçamento mensal. Isto, claro, quando essa gestão é feita de forma consciente. Digamos que é uma forma de pagamento que tem vantagens e desvantagens, mas há situações em que não deve, jamais, utilizá-lo, sob pena de vir a ser, literalmente, roubado. Saiba aqui quais são.

7 situações em que não deve utilizar o cartão de crédito

1. Páginas online cujo endereço não comece por “HTTPS”

CARTAO-DE-CREDITO

Quando o URL da página na qual está a fazer compras começa com “HTTPS”, o site é seguro e pode utilizar o cartão de crédito à vontade e com segurança. Se o site não incluir um “s” nesta parte inicial do URL, desative a compra online e tente usar um sistema de pagamento tal como o PayPal.

O “HTTPS” é um protocolo para comunicação segura através de uma rede de computadores que é amplamente utilizado na Internet. Portanto, protege a sua privacidade e a integridade dos dados trocados.

2. Via email

Quando precisar de fornecer o seu número de cartão de crédito a alguém, faça-o via telefone (quando iniciou a chamada) ou mensagem de texto, e nunca por e-mail.

Especialistas chamam a atenção para o facto de existir uma técnica chamada “phishing” ou “spear phishing” e envolve e-mails que são projetados para extrair o número do seu cartão de crédito para uma compra não autorizada.

3. Comerciantes online sem histórico de vendas

Se pretende fazer negócio com alguém via eBay, por exemplo, investigue essa pessoa online. Se fizer uma breve pesquisa no Google e não aparecer qualquer comentário de outros clientes, pense duas vezes antes de fornecer o seu número de cartão de crédito.

4. Em coisas que não pode comprar

Utilize o seu cartão de crédito para fazer uma gestão do seu orçamento e não caia na tentação de comprar o que não pode. Se perder o controlo corre o risco de passar por dificuldades económicas.

5. Quando o perde de vista

cartao-de-credito

Este é um cenário relativamente comum em restaurantes ou bares, apesar de, hoje em dia, já nos serem disponibilizados à mesa as máquinas para pagamento. Contudo, seja qual for a situação, nunca perca o seu cartão de crédito de vista, pois os dados do mesmo podem ser fotografados e usados posteriormente para gastar o seu dinheiro.

6. Em compras online enquanto conectado a uma rede de Wi-Fi pública

Informação sensível, como passwords e números de cartão de crédito não deve ser introduzida em páginas online enquanto está a utilizar uma rede de Wi-Fi pública ou sem proteção de senha. Isto porque essa informação pode ser lida por qualquer pessoa que esteja a tentar aceder a essa rede. Tenha especial atenção nestes casos.

7. Quando utiliza um computador público

cartao-de-credito

Tente não fazer compras com o seu cartão num computador público ou no de alguém em quem não confia, pois podem ter software para gravar todas as teclas digitadas (keyloggers). Além disso, também podem conter malware com outras ferramentas para se apropriar das suas informações pessoais.

Veja também:

Continuar a Ler