Smart TV: vale a pena?

Fizemos uma análise para descobrir os prós e os contras destes televisores e ajudá-lo a decidir se o investimento numa Smart TV vale a pena.

Smart TV: vale a pena?
Saiba como pode tornar uma televisão normal numa Smart TV

Comprar uma Smart TV está nos seus planos? Este artigo vai ajudá-lo a decidir se as Smart TV valem a pena. Há várias características a considerar. Fomos descobrir mais sobre cada uma delas e partilhamos toda a informação consigo. No final, a última escolha é sua.

Recorde-se, em primeiro lugar, que para usufruir ao máximo de uma Smart TV precisa de ter uma ligação à internet. Em princípio, as Smart TV costumam ficar na sala, junto do router. Se este não for o seu caso, pense duas vezes.

Smart TV: vale a pena investir?

Vantagens das Smart TV

Depois de ligar a Smart TV à internet, as possibilidades são imensas. Pode aceder à internet através de um browser como o Chrome ou o Firefox, por exemplo. E a partir daí fazer pesquisas como se estivesse num computador. Pode, por exemplo, chegar a casa já depois das 21h e ver o telejornal de novo, através das aplicações das estações televisivas.

Com uma Smart TV pode começar a ver todos os vídeos que costuma ver no smartphone, tablet ou computador no maior ecrã lá de casa. Uma vez que as Smart TV possuem a capacidade de fazer stream de filmes ou músicas, pode ver vídeos do Youtube, do Vimeo ou até do Twitch (para quem gosta de jogos) no grande ecrã através das apps disponibilizadas por cada um destes serviços.

Pode também instalar diversas apps para utilizar na Smart TV. Há “ginásios” e “personal trainers”, Spotify para ouvir música, Skype para falar com os seus amigos ou para as suas reuniões de trabalho, apps para ver o tempo, jogos como o Angry Birds e, claro, Facebook.

Desvantagens das Smart TV

Uma Smart TV pode ter um microfone e uma câmara para a realização de videochamadas ou para a receção de algumas ordens dadas pelo utilizador. Ora, quais são os riscos de ter um aparelho que possui microfone, câmara e está ligado à internet? A invasão de privacidade, claro.

Em relação ao preço, as Smart TVs tendem a ser 100€ mais caras do que as televisões “não-inteligentes”. Talvez deva mesmo pensar qual será a melhor opção para a sua carteira e perguntar-se a si mesmo como é que pretende utilizar a Smart TV.

Outra das grandes desvantagens reside nas alternativas oferecidas pelo mercado. Atualmente, há dispositivos como o Chromecast que permitem tornar as suas televisões “não-inteligentes” em Smart TVs.

Como tornar uma televisão normal numa Smart TV

Basta utilizar um dispositivo como o Chromecast, por exemplo. Este dispositivo pode fazer quase tudo o que faz uma Smart TV e ainda lhe oferece outras funcionalidades através de uma maior integração com alguns dispositivos móveis. Quanto é que custa? Cerca de 40€. Basta comprar, ligar à televisão através de uma porta HDMI e começar a usufruir. Sim, é mesmo assim tão simples.

E quem fala no Chromecast fala também das suas alternativas: Apple TV, Roku ou Amazon Fire TV. Ora, um destes dispositivos alternativos custa bem menos do que uma Smart TV.

Sugestões de Smart TV

Samsung UN55KS7500

smart tv samsungFonte da imagem: Samsung

A Samsung 55KS7500 é um modelo com um ecrã curvo de 5 polegadas que possui a tecnologia Pontos Quânticos, ou seja, apresenta cores mais vibrantes e puras para transmitir imagens mais vivas, naturais e realistas. Também tem versões com 43, 49 e 65 polegadas.

LG 55LB670V

smart tv lgFonte da imagem: LG

A LG 55LB670V é um modelo com um ecrã de 55 polegadas que possui um browser próprio para quem pretende navegar na internet através da televisão. Também possui versões com 42 e 47 polegadas.

Veja também:

Nuno Margarido Nuno Margarido

Jornalista formado pela Universidade de Coimbra, assume-se uma pessoa curiosa e até a mais simples engrenagem ou linha de código o fascina. Os seus interesses dividem-se por vários mundos, com destaque para a tecnologia, o gaming, o vídeo, a fotografia e o cinema.