Os 6 smartphones mais vendidos em 2017

A Apple é líder de vendas, tendo tido mais smartphones vendidos na primeira metade de 2017. Fique a saber como funcionou o mercado dos telemóveis até junho.

Os 6 smartphones mais vendidos em 2017
Fique a conhecer os smartphones mais vendidos até junho

Tem curiosidade em saber quais os smartphones mais vendidos na primeira metade de 2017? De acordo com os analistas, a Apple é a líder de vendas no que toca aos telemóveis.

Os dados de 2017 revelam que os consumidores procuram os melhores smartphones e, na altura da compra, não olham a gastos. Já consegue adivinhar quais são os smartphones mais vendidos? No meio de uma oferta tão vasta, o destaque vai para a Apple com o iPhone 7 (e o Plus) e para a Samsung com o Galaxy S8 (e Plus).

Os smartphones mais vendidos em 2017


Sem grandes surpresas, a Apple afirma-se como líder nas vendas de smartphones. O iPhone 7, modelo lançado em setembro de 2016, foi, de acordo com um relatório elaborado pela IHS Markit, o smartphone mais vendido globalmente nos primeiros 6 meses do ano.

iphone 7Fonte da imagem: Apple

Em segundo lugar vem outro dispositivo com o carimbo da Apple: o iPhone 7 Plus. Logo depois vem a concorrência mais próxima: o Galaxy Grand Prime Plus, da Samsung. Em quatro lugar voltamos à marca da maçã: o iPhone 6s ocupa o quarto lugar nas vendas mundiais e o Galaxy S8 o quinto lugar da tabela de vendas.

samsung galaxy s8Fonte da imagem: Samsung

Na sexta posição vem o Galaxy S8 Plus, com pouco menos de volume de vendas em relação ao Galaxy S8.

Apple registou descida de market share

De acordo com a análise do IHS Markit, os flagships da Apple e da Samsung tiveram vendas um pouco lentas na primeira metade do ano.

Outro pormenor a salientar é o facto de, apesar de o iPhone 7 e 7 Plus terem garantido as posições cimeiras no top de vendas, o seu volume de encomendas foi inferior aos modelos anteriores (iPhone 6s e 6s Plus) quando se tem em conta o mesmo período de 2016.

Os smartphones de 4.7 polegadas da Apple já vêm a garantir os lugares cimeiros nos tops de vendas desde 2015, mas o seu market share tem vindo a cair (10% em 2015, 7% em 2016 e 5% em 2017). Já o Samsung Galaxy S8 registou um aumento no seu volume de vendas.

Quatro modelos da Apple, cinco modelos da Samsung e um da Oppo compõem o top 10 de vendas de smartphones da primeira metade do ano de 2017.

O número de modelos de telemóveis com mais de um milhão de encomendas por mês aumentou na primeira metade deste ano em relação ao ano passado de 17 para 22. Os analistas explicam este acontecimento com o facto de os fabricantes de produtos originais estarem focados em melhorar e diversificar o seu portefólio de equipamentos, para aumentar os lucros e de modo a ter mais competitividade.

Para além disso, os fabricantes chineses estão a vender cada mais destes gadgets fora do seu país de origem, o que intensifica a competição e dá origem a uma produção de mais modelos populares em todo o mundo.

Entre os 22 modelos de smartphones mais vendidos estão 8 dispositivos chineses que registaram mais de 6 milhões de encomendas na primeira metade do ano: 5 modelos da Oppo, dois da Xiaomi e um da Huawei, indicou a IHS Markit.

A Samsung teve modelos com mais de um milhão de encomendas mensais, enquanto a rival Apple registou 4 milhões de encomendas por mês.

Veja também:

Ana Duarte Ana Duarte

Jornalista e gestora de comunicação no projeto Patient Innovation, Ana Duarte é mestre em Ciências da Comunicação, pela Universidade do Porto. A sua paixão pela escrita começou cedo, quando aprendeu a escrever e começou a criar os seus próprios jornais. Interessa-se por tecnologia, desporto, cinema e literatura.