5 receitas de snacks sem glúten simples e deliciosos

Cinco receitas de snacks sem glúten que surpreendem, não só pela deliciosa explosão de sabor, como também pela simplicidade.

5 receitas de snacks sem glúten simples e deliciosos
Sem glúten mas com todo o sabor

Cozinhar sem glúten pode ser uma experiência simples, deliciosa, saudável e, até, muito gulosa. A provar isto mesmo estão estas receitas de snacks sem glúten que vão surpreender o seu palato e tornar-se presença cativa na sua cozinha de tão fáceis que são de cozinhar. Experimente e volte para nos contar tudo!
 

5 snacks sem glúten de comer e chorar por mais 


Biscoitos de azeite

Biscoitos

190 g farinha de arroz integral
100 g açúcar de coco ou mascavado
70 g fécula de mandioca (polvilho doce ou azedo)
1 c. de chá de fermento para bolos
2. c. de sopa de azeite extravirgem
2 ovos biológicos


Misturar os ingredientes secos, ou seja, a farinha, o polvilho, o fermento e o açúcar. Fazer um buraco no meio onde deve colocar os ovos e o azeite. Mexer bem com um colher e depois amassar com as mãos até a massa ficar bem ligada - se necessário, juntar mais farinha. Embrulhar a massa com película aderente e levar ao frigorífico durante 30 minutos.

Pré-aquecer o forno a 180 graus. Polvilhar a bancada e as mãos com um pouco de farinha de arroz e moldar os biscoitos em palitos. Levar ao forno num tabuleiro forrado com papel vegetal durante 15 minutos ou até ficarem dourados.
 


Pão com chouriço

pão com chouriço

420 ml água morna
1 c. de chá de mel
25 g fermento fresco sem glúten
200 g farinha de arroz integral
200 g farinha de quinoa
100 g fécula de mandioca (polvilho azedo)
2 c. de chá de sal marinho
1 c. de chá de goma de xantana ou 2 c. de chá de psyllium husk
140 g de chouriço de carne sem glúten


Misturar a água com o mel, junte o fermento fresco e deixar ativar durante 10 minutos sem mexer. Depois, mexer e adicionar as farinhas, o sal e a goma. Bater a mistura com a ajuda do acessório das massas da batedeira durante 2 minutos. Colocar a massa numa forma antiaderente e deixar levedar por 30 minutos ou até dobrar o tamanho.

Tirar a pele ao chouriço e cortar em pedaços pequenos, mais ou menos do mesmo tamanho. Quando a massa levedar, juntar o chouriço e envolver bem - uma espátula de borracha pode ajudar. Fica a levedar mais 30 minutos ou até dobrar de tamanho. 

Pré-aquecer o forno a 200 graus, levar a forma ao forno por 30 minutos. Desenformar e levar o pão ao forno por mais 15 minutos para tostar. Deixar arrefecer antes de cortar.



Amêndoas crocantes normais e picantes

amêndoas

150 g amêndoas sem pele
1 c. de sopa de sobremesa de manteiga
1 c. de sopa de mel
1 c. de sopa de açúcar de coco ou mascavado
Sal marinho q. b.
Meia malagueta pequena (opcional)


Numa frigideira, em lume médio, colocar as amêndoas a seco e mexer até ficarem ligeiramente douradas. Juntar a manteiga, o sal, o açúcar, o mel e a malagueta picada. Continuar a mexer para envolver bem os ingredientes e começar a caramelizar - cerca de 3 minutos. 

Colocar as amêndoas, ainda quentes, num folha de papel vegetal e deixe arrefecer. Quando frias, partir as amêndoas caramelizadas em pedacinhos com a ajuda de um martelo. Guardar num frasco hermético de vidro.
 


Pão integral com azeitonas

pão integral

425 ml água morna
500 g farinha integral sem glúten
1 c. de sopa de mel
25 g fermento fresco sem glúten
2 c. de chá de sal marinho
200 g azeitonas pretas sem caroço 
50 g sementes de sésamo
30 g sementes de linhaça


Misturar bem a água com o mel. Juntar o fermento fresco e deixar ativar durante 10 minutos sem mexer. Mexer bem e adicionar a farinha e o sal. Com a ajuda de uma batedeira com um acessório de massas, bater a mistura durante 2 minutos. Numa forma antiaderente, deixar a massa levedar durante 30 minutos ou até dobrar de tamanho.

Picar as azeitonas e, quando a massa tiver dobrado, juntar as azeitonas e parte das sementes com a ajuda de uma espátula de borracha. Por cima, colocar o resto das sementes e deixar levedar mais 30 minutos ou até dobrar de tamanho.

Pré-aquecer o forno a 200 graus, levar a forma ao forno por 35 minutos. Desenformar e levar o pão ao forno por mais 15 minutos para tostar. Deixar arrefecer antes de cortar.
 


Queques de banana e queijo

queques

50 ml azeite extravirgem
2 ovos biológicos
180 g farinha de arroz integral
150 ml iogurte natural
100 g açúcar de coco ou mascavado
60 g queijo Emmental em fios
1 c. de chá de fermento para bolos
2 bananas
1 banana em rodelas (para decorar)
Açúcar de coco ou mascavado q.b. (para polvilhar)


Pré-aquecer o forno a 180 graus e untar um tabuleiro de queques com um pouco de azeite. Colocar num robot de cozinha ou liquidificador todos os ingredientes e bater até ficar tudo bem ligado. Deitar uma porção de massa, sem encher demasiado, em cada forma de queque. Por cima, colocar uma rodela de banana e polvilhar com açúcar a gosto. Levar ao forno durante cerca de 30 minutos ou até os queques ficarem dourados e o açúcar caramelizado. Retirar do forno e deixar arrefecer.

Todas as receitas de snacks sem glúten reproduzidas são da autoria de Sofia Paixão, cantora, mãe e autora do blogue Glúten Free.

Veja também: