Snacks sem hidratos: 5 alternativas

Os snacks sem hidratos podem ser mais simples e práticos do que imagina. Descubra algumas alternativas.

Snacks sem hidratos: 5 alternativas
Conheça os benefícios e a praticidade desses snacks

Os snacks sem hidratos são uma opção muito popular, não só entre aqueles que sofrem com alguma intolerância, como também por quem escolhe seguir uma alimentação livre de hidratos.

Nos últimos tempos o mundo tem mudado a forma de ver os hidratos de carbono. Se antes, ao fazer um plano alimentar mais magro, as gorduras eram as vilãs de qualquer ementa, hoje em dia os hidratos ocupam esta posição sem grande concorrência.

Porquê snacks sem hidratos?

Os hidratos de carbono, presentes em quase todas as refeições, são os responsáveis por fazer o corpo funcionar e por nos carregar de energia.

Existe, contudo, uma distinção entre os hidratos simples e os complexos. Os simples são aqueles que encontramos nos biscoitos, pães, frutas e mel, por exemplo, e os complexos são os presentes nas leguminosas, vegetais e cereais.

Todos os hidratos se transformam em açúcar no final da digestão, a diferença é que os hidratos complexos são libertados mais lentamente pelo organismo e trazem-nos saciedade e energia de forma gradual. Por outro lado, os hidratos simples fornecem muita energia rapidamente, e assim a tendência é sentir mais fadiga em menos tempo, e mais fome também. O grande problema é que o açúcar vicia e pode fazer muito mal à saúde.

Alguns dos snacks sem hidratos são práticos e fáceis de transportar, outros talvez se pareçam mais com pequenas entradas das refeições. O importante é escolher o que se adapta melhor à sua rotina.

Conheça 5 opções de snacks sem hidratos

Couve-flor

 

couve-flor

Opção versátil, a couve-flor, depois de cozida, tem uma textura simples de ser manuseada e pode transformar-se em massa de base para diferentes snacks como pizzas e tostas. Uma boa opção é fazer a base de couve-flor para tostas com abacate ou mini pizzas com tomate e queijo para o lanche.

Ovo cozido

eggs

Fácil, rápido e saboroso, o ovo cozido é uma opção de snacks sem hidratos. Rico em proteína e de fácil digestão, pode-se acrescentar um pouco de pimenta caso queira ajudar a acelerar o metabolismo.

Frutos vermelhos

frutos vermelhos

São as frutas como morango, mirtilos, uvas e framboesas, com menor valor nutricional de frutose. Podem ser consumidas puras ou com iogurte grego sem açúcares adicionados.

Lascas de coco

coco

Fáceis de encontrar ao natural, ou já secas e muitas vezes com adição de gengibre ou sal, as lascas de coco trazem saciedade sem comprometer a saúde.

Amêndoas, nozes, macadâmia, pistachio e castanhas

nuts

Os frutos secos, além de práticos e fáceis de encontrar, cabem em qualquer mochila e são ideais para um lanche rápido. Evite temperá-los com sal, dando preferência ao uso da pimenta caso queira adicionar sabores. Por serem altamente oleaginosos, não é recomendada a ingestão de uma quantidade superior ao equivalente a 1 chávena de chá por dia.

Veja também: