As melhores Receitas de Natal e Ano Novo

Viva as Festas à mesa com a ajuda do seu robot de cozinha e deste e-book gratuito cheio de receitas fáceis e deliciosas.

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por e-konomista.pt e pelos nossos Parceiros

Quero receber o e-book

4 sobremesas de Natal fáceis e deliciosas

O Natal está aí à porta e se o Pai Natal não pode faltar, um bom jantar – que termina, claro, numa boa sobremesa – também não.

 4 sobremesas de Natal fáceis e deliciosas
Aponte e siga à risca estas quatro receitas deliciosas

Nem toda a gente tem capacidades sobre-humanas na cozinha. Se faz parte desse grupo aponte estas quatro receitas de sobremesas de Natal fáceis e que vão impressionar os seus convidados logo a partir da aparência.


4 sobremesas para o Natal dos gulosos


Mousse clássica de chocolate

mousse

Ingredientes
3 claras
1 tablete chocolate meio amargo (picado)
1 lata creme de leite
3 c. de sopa açúcar


Modo de preparação
A mousse de chocolate é, provavelmente, a sobremesa de Natal preferida da pequenada. Aqueça o creme de leite em banho-maria. Junte o chocolate picado e vá mexendo até que a mistura esteja bem consistente. Reserve o preparado.

Numa panela misture as claras e o açúcar e leve ao fogo baixo enquanto mexe tudo vigorosamente e sem parar durante 3 minutos. Vá tirando a panela do fogo por alguns instantes ao longo dos três minutos – a ideia é não cozinhar o preparado. Bata agora este preparado com a batedeira durante 5 minutos até dobrar o volume e misture levemente ao creme de chocolate.

Verta tudo para uma taça grande ou para várias taças individuais e leve ao frigorífico durante 2 a 3 horas. Dê asas à imaginação e decore como bem entende: com cerejas, chantilly ou raspas de chocolate.
 

Creme Brûlée de Baunilha

brulee

Ingredientes
240 g gemas peneiradas
80 g açúcar refinado
1 fava de baunilha
1 lata creme de leite fresco


Modo de preparação
Esta sobremesa de Natal demora meia hora a fazer e enche 10 unidades. Abra a fava de baunilha e retire as sementes arrastando uma faca. Junte a fava e as sementes ao creme de leite fresco numa panela e aqueça sem que ferva.

À parte misture as gemas e o açúcar. Acrescente o creme de leite morno à gemada, retire a espuma, peneire e volte a retirar a espuma. Despeje o preparado na travessa, cubra com película aderente e leve ao forno em banho-maria durante 25 minutos a 120 graus.
 

Aletria de Natal

aletria

Ingredientes
50 g manteiga
220 g de aletria
230 g açúcar
450 g água
620 g leite (temperatura ambiente)
50 g leite
4 gemas de ovo
1 pau canela
1 pitada sal
Casca de 1 limão
Canela em pó


Modo de preparação
Sobremesas de Natal com canela são obrigatórias na mesa. Coloque num recipiente a água, os 620 g de leite, o açúcar, a manteiga, o sal, o pau de canela e a casca do limão e deixe cozinhar durante 15 a 20 minutos numa temperatura perto dos 95 graus – ou seja, em lume alto mas sem ferver. Vá mexendo a mistura.

Acrescente lentamente a aletria ligeiramente partida e deixe cozinhar durante o tempo indicado na embalagem (aproximadamente 6 minutos). Vá mexendo cuidadosamente para que a aletria não acumule no fundo do tacho. Nos outros 50 g de leite dilua e misture bem as gemas e junte este preparado à mistura da aletria. Continue a cozinhar tudo em lume alto.

Retire a canela e a casca de limão e verta o preparado final para uma travessa. Polvilhe com canela em pó a gosto.
 

Pêras em vinho tinto

pêras

Ingredientes
250 g açúcar
2,5 dl vinho tinto
1 dl água
1 pau de canela
1 estrela de anis
1 casca de limão
8 pêras pequenas


Modo de preparação
Leve o açúcar ao lume num tacho juntamente com a água, o vinho, o pau de canela, a estrela de anis e a casca de limão. Deixe ferver o preparado durante 10 minutos e descasque as pêras deixando os pés intactos. Introduza-as na calda de açúcar a vinho tinto. Tape e deixe ferver suavemente até as pêras estarem macias e com a cor característica do vinho tinto. Vá regando com o molho com frequência.

Veja também: