Soft skills: quais são e porque são tão valorizadas

Existem algumas habilidades que não dependem de cursos, são as chamadas soft skills. Entenda quais são e porque são tão valorizadas.

Soft skills: quais são e porque são tão valorizadas
Aprenda a valorizar a sua comunicação

Quando alguém é responsável pela contratação de funcionários de uma empresa, é normal focar a sua análise nas diferentes qualidades e atributos deste candidato, conhecidas como soft skills e hard skills.

O que são soft skills?


Soft skills  são os atributos pessoais de cada indivíduo, assim como os traços da personalidade, habilidades sociais e de comunicação. Todas as características são avaliadas para que seja obtido um bom rendimento dentro de determinado cargo.

As soft skills caracterizam a forma como um indivíduo interage nos seus relacionamentos com os colegas dentro e fora do ambiente de trabalho. Diferentes das chamadas hard skills, as soft skills envolvem as emoções e as intuições, ambas responsáveis pela capacidade de se expressar e interpretar os sentimentos de outra pessoa.

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Como não são habilidades simples de serem ensinadas e aprendidas, também são difíceis de quantificar e classificar: como avaliar a capacidade de empatia de uma pessoa? As soft skills são subjetivas, mas importantes para o dia a dia dentro do ambiente de uma empresa.

14 soft skills essenciais

  1. Atitude
  2. Comunicação
  3. Pensamento criativo
  4. Ética laboral
  5. Trabalho em equipa
  6. Networking
  7. Positividade
  8. Capacidade para tomar decisões
  9. Gestão do tempo
  10. Motivação
  11. Flexibilidade
  12. Resolução de problemas
  13. Pensamento crítico
  14. Resolução de conflitos

Porque os empregadores valorizam as soft skills?

É fácil entender porque é que estas habilidades são tão valorizadas pelos chefes e empregadores em geral. Apesar das hard skills serem necessárias para a realização de um trabalho, afinal, se alguém é contratado para a vaga de padeiro, precisa de saber fazer pão; são as soft skills que irão garantir o sucesso do trabalho para a maioria dos empregados.

É necessário que os funcionários se relacionem, em algum nível, uns com os outros dentro do ambiente da empresa e a capacidade de tornar essa comunicação produtiva e harmoniosa é muito importante no resultado final de qualquer projeto, seja ele simples ou incrivelmente complexo.

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Outro motivo que faz com que sejam importantes é que elas são consideradas habilidades transferíveis, ou seja, podem ser aprendidas através do convívio diário e tornam os portadores destas capacidades funcionários altamente adaptáveis a situações diferentes ou stressantes, por exemplo.

Pessoas que possuem soft skills, além de poderem utilizar estas capacidades em qualquer tipo de profissão e emprego, ainda são consideradas essenciais para a eficiência de uma empresa, principalmente aquelas voltadas para o público em específico.

São necessárias várias soft skills para saber ouvir um cliente, identificar um problema, e garantir a resolução do mesmo. Tudo isto de maneira educada e gentil.

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