AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Soft skills: o que são e qual a sua importância real?

Sabe o que são soft skills? Se não sabe continue a ler para perceber quais são as suas e como podem ajudá-lo a encontrar emprego.

Soft skills: o que são e qual a sua importância real?
Atualmente, as soft skills são tão ou mais valorizadas que as competências técnicas.

Se lhe perguntarem quais são as suas soft skills, o que responde?!
 
Uma rápida pesquisa e vai encontrar vários resultados para esta expressão. Entre definições a artigos sobre a importância que as soft skills assumem atualmente no mundo laboral. Mas se pensa que é apenas mais um dos estrangeirismos que se introduziu no contexto de trabalho desengane-se. Em situação de recrutamento, estas soft skills são muito valorizadas. Se está à procura de emprego, um bom conjunto de soft skills pode ser decisivo para ser selecionado. E, se por outro lado, está a recrutar vai querer escolher um candidato bem apetrechado destas competências.
 
Mas vamos por partes. Será que o verdadeiro significado da expressão é completamente compreendido?!
 

Afinal de contas, o que são as soft skills?

De um modo geral, as soft skills são definidas como um conjunto de atributos e/ou competências que promovem boas relações com as pessoas que o rodeiam e melhoram o desempenho profissional.
 
Mas atenção, não falamos de competências técnicas ou específicas das funções de determinado posto de trabalho. Pelo contrário, assumem-se como qualidades inerentes a cada pessoa, sejam atitudes, hábitos ou formas de interação com os outros. Ao contrário das competências técnicas, as soft skills não se aprendem, mas são adquiridas e desenvolvidas ao longo da vida.
 

Exemplos de soft skills

Num cenário de entrevista ou ambiente profissional, é importante que antes de ser questionado ou indagar sobre soft skills saiba do que fala. Não raramente percebe-se que este é um tema quase desconhecido para alguns, mesmo por parte dos recrutadores que questionam os candidatos sobre o assunto.
 
Entre as soft skills mais valorizadas pelas entidades empregadoras, podem encontrar-se as que agora listamos:
 

1. Capacidade de trabalho em equipa

Esta é uma das competências mais importantes para quem recruta (independentemente de ser para lugares de maior ou menor relevo), já que pressupõe um esforço de cooperação com os restantes elementos da equipa para produzir os melhores resultados, bem como a partilha de responsabilidades, tanto no fracasso como no sucesso.
 

2. Flexibilidade

Implica uma boa capacidade de adaptação nas mais variadas situações e, consequentemente, motivação para desenvolver diferentes projetos.
 

3. Boa gestão do tempo

De forma geral, denota  um boa capacidade para priorizar as suas tarefas de forma a completar os seus projetos dentro dos prazos definidos.
 

4. Bom relacionamento interpessoal

Possibilita trocas de ideias, interajuda e diálogo entre colegas.
 

5. Capacidade de pensamento crítico e resolução de problemas

No âmbito das soft skills esta pode ser essencial para que se destaque, já que implica a capacidade de compreensão do problema “em mãos” e a avaliação de possibilidades e soluções para o mesmo.
 

6. Capacidade comunicativa

Mais óbvio impossível. Se as soft skills influenciam as relações e o desempenho profissionais, a capacidade comunicativa é um dos melhores exemplos para explicar este conceito. De facto, pessoas com uma boa capacidade de comunicação têm mais facilidade em transmitir informação e, naturalmente, em promover um bom fluxo no trabalho.
 

A importância das soft skills

Os exemplos acima descritos são apenas isso: alguns exemplos de soft skills. Uma amostra do tipo de competências que os seus empregadores esperam que possua. Porquê?! Porque apesar de não terem um componente técnica, influenciam o desempenho das suas funções profissionais de forma positiva.
 
E lembre-se quer seja para lidar com os seus colegas, empregadores ou pessoas envolvidas no âmbito das suas funções, as soft skills são transversais a todos as áreas e empregos.
 
Por isso, ao criar ou atualizar o seu Curriculum Vitae tenha especial atenção à descrição das suas soft skills, já que estas podem funcionar como elementos diferenciadores durante a seleção.
 
Veja também: