Soluços na gravidez: o que fazer?

Serão os soluços na gravidez um sintoma típico deste estado ou apenas uma coincidência? Descubra os mitos e verdades neste artigo.

Soluços na gravidez: o que fazer?
Saiba tudo sobre este incómodo

Quando se fala neste assunto, as opiniões são divergentes. Na verdade, variam mesmo de pessoa para pessoa. Há grávidas que relatam estar sempre com soluços, desde que engravidaram, e outras que referem que não notaram qualquer diferença nesse campo. Mas, afinal, qual é a causa dos soluços na gravidez?

Existem diversas variáveis que entram na equação das possíveis causas para os soluços na gravidez, como a predisposição da mãe para esta situação, a forma como respira (mais ou menos atrapalhada), a posição do próprio bebé. Neste artigo vamos tentar perceber o que causa este incómodo e apresentar formas de evitar o problema.

Soluços na gravidez para a mãe

Os soluços na gravidez não são propriamente um sintoma “típico” do tempo de gestação – como é, por exemplo, o caso da azia ou dos enjoos. Eles são mais raros e podem acontecer ou não – ou seja, não é uma condição inerente à gestação de um bebé.

É sabido que um dos fatores que mais influencia o aparecimento dos soluços é a posição do bebé. Caso ele esteja posicionado de forma a pressionar o diafragma da mãe, existem mais probabilidades de ter soluços do que com um bebé que não “toca” neste músculo do corpo. Além disso, as causas para os soluços na gravidez são exatamente iguais às das pessoas que têm soluços e não se encontram grávidas.

Soluços do bebé durante a gestação

É muito comum os bebés terem soluços desde que estão na barriga das suas mães – e é comum que muitas grávidas sintam os sinais deste sintoma. As grávidas que vivem esta experiência descrevem que sentir o bebé com soluços é semelhante a senti-lo a dar pontapés, mas de forma mais suave e ritmada.

Isto acontece porque o sistema nervoso dos bebés é ainda muito imaturo e os soluços acabam por funcionar como um verdadeiro mecanismo de defesa. Se está grávida e fica preocupada com o facto do seu bebé estar com soluços, ou se indaga se isto o está a incomodar, pode ficar descansada: os bebés, tanto dentro como fora do útero, não se incomodam minimamente com os soluços. Para eles é algo natural, uma vez que os acompanha desde sempre. Acredite que é mais incomodativo para os pais do que para eles!

Como parar os soluços na gravidez?

Relativamente aos soluços sentidos pelo seu bebé, descanse, ele não fica mesmo incomodado com os mesmos. Já quanto aos soluços das mulheres grávidas, existem os típicos truques que podem ser usados na tentativa de parar com o incómodo – truques que consistem sempre na intenção de interferir com o funcionamento do diafragma,que é o principal culpado deste sintoma. Tome nota do que pode fazer:

  • Suster a respiração;
  • Comer algo bem gelado;
  • Beber água em goles pequeninos e ritmados;
  • Respirar fundo várias vezes.

Agora que já sabe que não há razões para maiores preocupações e já entendeu que não há como prever ou fugir do problema, relaxe. Viva e desfrute de cada momento da gravidez, pois em pouco tempo a experiência vai estar nas lembranças.

Veja também: