Publicidade:

Sony Xperia ZXs: tudo o que precisa de saber

O novo flagship da Sony, o Sony Xperia ZXs, não prima pela inovação. O equipamento é praticamente um clone do antecessor e é demasiado caro.

Sony Xperia ZXs: tudo o que precisa de saber
O Sony Xperia ZXs é quase uma cópia do Sony Xperia ZX

Lançado em fevereiro de 2017, o Sony Xperia XZs é o mais recente flagship da Sony. Este novo equipamento, na verdade, acaba por trazer consigo poucas novidades em relação ao seu antecessor, o Sony Xperia XZ, sendo este o seu principal ponto fraco. Existem dois pontos fracos na verdade: este e um preço demasiado elevado.

O Sony Xperia XZs tem o mesmo design e praticamente o mesmo hardware que o anterior smartphone da marca. O que distingue estes dois produtos são pequenas melhorias a nível de câmara fotográfica e bateria. Mas isso não é o suficiente para justificar o investimento neste novo modelo. Vamos perceber os motivos.

Sony Xperia ZXs: sensação de dejà vu?

A Sony sempre foi famosa por criar smartphones com designs impressionantes, mas não há nada que impressione neste equipamento. Ou melhor, o que havia a impressionar, já foi exibido no Sony Xperia ZX.

O que aconteceu com Xperia XZs foi que, basicamente, reutilizaram um flagship e fizeram umas melhorias ligeiras na câmara e na bateria. É difícil não argumentar que é o mesmo telemóvel: têm o mesmo aspeto e o ecrã; o processador, as colunas e a bateria são praticamente idênticos. As mudanças são tão pequenas e subtis que, pura e simplesmente, não justificam o investimento neste novo modelo.

O Sony Xperia XZs tem uma performance sólida, é robusto e confortável ao toque, tem uma câmara competente e é à prova de água. Mas é demasiado caro.

Quem estiver à procura de verdadeiras melhorias num Sony Xperia, deve apostar no Sony Xperia XZ Premium. Em alternativa, por um pouco mais de dinheiro, pode comprar o Samsung Galaxy S8 e ter um produto melhor no que toca a design, performance e ecrã. Aliás, no mercado Android, não existe falta de alternativas: o ZTE Axon e o OnePlus 5, por exemplo, são smartphones que batem o Sony Xperia ZXs na relação qualidade-preço.

Este modelo da Sony foi um tiro ao lado no que toca a equilibrar a qualidade com o preço, especialmente porque a empresa pecou pela falta de ideias novas.

Especificações técnicas
Sistema operativo Android 7.1 (Nougat)
CPU Qualcomm Snapdragon 820 1.6GHz quad-core
Velocidade do processador 2.5 GHz
Dimensões 146.00 x 72.00 x 8.10 mm
Peso 161 g
Tamanho do ecrã 5.2 polegadas
Tipo de ecrã  IPS LCD
 Resolução do ecrã  920 x 1080 pixeis
 Resolução das câmaras fotográficas  19 MP (câmara traseira), 13MP (câmara principal)
 Resolução das câmaras de vídeo  4K, 1080p
 Capacidade de armazenamento interno  32 GB, 64 GB
 Memória RAM 4 GB
Espaço para cartão microSD Slot Sim (expansível até 256 GB)
Bateria 2900 mAh (não amovível)
Cores Azul, preto, prateado
Preço A partir de 549,82 dólares

Veja também:

Ana Duarte Ana Duarte

Jornalista e gestora de comunicação no projeto Patient Innovation, Ana Duarte é mestre em Ciências da Comunicação, pela Universidade do Porto. A sua paixão pela escrita começou cedo, quando aprendeu a escrever e começou a criar os seus próprios jornais. Interessa-se por tecnologia, desporto, cinema e literatura.