Sopa para emagrecer e perder barriga: receita rápida

Existe uma forma simples, económica e saborosa de dizer adeus ao excesso de peso. Conheça a receita ideal de sopa para emagrecer e perca o medo da balança.

Sopa para emagrecer e perder barriga: receita rápida
Abdómen inchado? Nunca mais

Para quem quer perder peso de forma rápida, há uma dica valiosa: investir mais nos vegetais e em líquidos, excluindo da rotina o excesso de hidratos carbono e as refeições de digestão lenta. Ou seja, as sopas são excelentes aliadas neste processo. Mas, atenção: nem todas.

Aqui vai descobrir uma receita simples de preparar, económica e rápida, que dá destaque às leguminosas e é muito baixa em calorias. Sopa para emagrecer e perder barriga? Temos a ideal (e explicamos porquê).

As sopas ajudam a emagrecer?

Sim, as sopas são grandes amigas de quem faz dieta e pode apostar que ajudam a perder peso e volume. Quando são preparadas com os ingredientes adequados, as sopas podem substituir as grandes refeições e não trazer prejuízos à saúde – afinal, elas são bastante completas, para além de leves.

Por serem servidas quentinhas, elas promovem a sensação de conforto e saciedade, e ainda há mais uma boa notícia: elas são termogénicas, ou seja, têm o poder de acelerar o metabolismo, ajudando a queimar as gordurinhas mais rapidamente.

Sopa para emagrecer: como funciona?

Para a dieta da sopa funcionar, a preparação da receitas deve seguir uma fórmula simples e básica:

  • Incluir uma proteína magra (uma carne magra ou a quinoa, por exemplo);
  • Ter uma fonte de hidratos de carbono (batata, por exemplo);
  • Conter fibras (couves e espinafres, por exemplo).

Seguindo esta fórmula, as receitas podem variar e cada sopa pode ter um sabor diferente – permitindo, assim, uma maior variedade na dieta.

Sopa para emagrecer: vantagens e desvantagens

A maior vantagem de adotar o consumo destas sopas é promover a ingestão de verduras e legumes, que são alimentos muito ricos em minerais e vitaminas – ingredientes essenciais ao bom funcionamento do organismo. Outra vantagem associada é que a sopa tem uma ação detox, ou seja, vai limpar o corpo e eliminar o excesso de líquido. O emagrecimento acontece, portanto, de forma mais rápida e pode mesmo ser visto ao final de uma semana. Desde que, claro, siga uma alimentação equilibrada ao longo dos dias.

Mas como nem tudo podem ser flores, há uma desvantagem a apontar: o consumo das sopas durante às grandes refeições não deve ser feito por um período prolongado. Por serem leves, estas receitas oferecem poucas calorias e não suportam as nossas necessidades energéticas diárias.

Faça a dieta por uma semana, mas não deixe de falar com um nutricionista se quiser seguir o plano por mais tempo. Este especialista vai indicar a melhor forma de privilegiar as sopas e cremes por um período maior de tempo, oferecendo outras fontes de proteínas, por exemplo.


Sopa para emagrecer e perder barriga: uma receita simples

sopa-para-emagrecer

Ingredientes

200 gr de Carne vermelha, frango ou tofu
1 talo de Aipo
1 talo de Funcho
1 Chuchu descascado
2 folhas de Couve
2 folhas de Repolho
1 Cebola
1 Abobrinha
1 batata-doce pequena
Caldo de carne (caseiro, de preferência, ou 1 tablet industrializado)
Pimenta preta moída q.b.
Sal q.b.
Azeite q.b.
Salsa picada q.b.
Água q.b.

Modo de preparação

  1. Numa panela, coloque todos os ingredientes descascados e cortados em cubos.
  2. Cubra tudo com água e leve ao lume brando.
  3. Deixe a sopa cozinhar por, aproximadamente, 20 minutos – ou até que todos os ingredientes estejam cozidos.
  4. Sirva com salsa picada fresca.
  5. Pode passar a sopa com a ajuda de uma varinha mágica, mas lembre-se que deixar os ingredientes em pedaços vai promover a mastigação e oferecer uma maior sensação de saciedade. Varie entre a sopa e o creme.

O princípio básico desta sopa para emagrecer e perder barriga é ser a substituta eleita para as grandes refeições. Ou seja, adote uma dieta balanceada, rica em nutrientes e com baixas calorias, e sirva a sopa ao almoço e/ou jantar durante a semana. Em poucos dias, é certo que vai notar a diferença. Entretanto, voltamos a lembrar: não faça este tipo de dieta por um período prolongado sem antes falar com um especialista em nutrição.

Estão preparados para mandar embora os quilos extra e dizer adeus às gordurinhas abdominais?

Veja também: