Sopas para bebé: como fazer?

Parece simples, mas esta ainda é uma receita que dá voltas à cabeça dos pais de primeira viagem. Vamos aprender a não errar ao fazer a sopa para o bebé?

Sopas para bebé: como fazer?
Acabe com as dúvidas

Temos pais de primeira viagem? Se está a desbravar as aventuras de alimentar o seu filho, vai gostar de saber que temos as melhores dicas para preparar a sopa para bebé. Acredite: não fica a faltar nada no nosso passo a passo. Tome nota e faça sucesso aí em casa.


Sopa para bebé

sopa-para-bebe

Ingredientes base

Batata
Cenoura
Cebola
Água
Azeite (cru, adicionado à sopa antes de servir ao bebé)

  • Para cada dose de sopa, deve utilizar uma batata pequena, uma cebola pequena e uma cenoura pequena.
  • A quantidade de água deve cobrir os ingredientes durante a cozedura.
  • Até aos 12 meses, não deve adicionar sal na sopa do bebé.

Ingredientes adicionais

Legumes como abóbora, batata-doce, curgete, brócolos, nabiças, alho, alface, alho francês, chuchu, couve, berinjela, etc. (introduzir um novo a cada três dias, para que seja possível identificar reações alérgicas ou mal estar)

Carnes (após ter sido dada a autorização do pediatra, pode introduzir 40gr de peru, frango, borrego ou coelho, equivalente ao tamanho de uma almôndega)


Modo de preparação

  1. Lave bem todos os legumes e corte em pequenos cubos.
  2. Adicione a água num tacho fundo e leve os legumes a cozer em fogo brando. Lembre-se que a água vai abrigar grande parte dos nutrientes essenciais a seu bebé, por isso, adicione o suficiente para cobrir os ingredientes e, se necessário, coloque mais água no final (o ideal é começar por sopas mais líquidas e engrossar aos poucos, com o passar do tempo. Isto vai ajudar a favorecer a dentição do bebé).
  3. Quando a água estiver a ferver, deixe cozer por mais cinco minutos.
  4. Passe tudo com a ajuda de uma varinha mágica.
  5. Por fim, na altura de servir a sopa ao bebé, adicione um fio de azeite – apesar de ser uma gordura, ele é fundamental para o desenvolvimento do sistema imunológico e do sistema nervoso central, bem como para a estruturação das membranas celulares. Não deixe faltar!

Quando passar a introduzir as carnes na sopa do bebé, lave bem a quantidade indicada e coza em separado, adicionando à mistura de legumes antes de triturar com a varinha mágica.

Qual é a quantidade ideal de sopa para o bebé?

A quantidade de sopa que deve oferecer ao bebé é, em média, 150ml (uma concha e meia).

Numa altura de tantas descobertas e tarefas por cumprir, temos uma boa notícia para si: não precisa fazer uma sopa nova para cada refeição. Conserve a sopa no frigorífico, ou no congelador, e utilize taças de vidro (evite mesmo a caixas em plástico).

A sopa pode estar no frigorífico por até quatro dias. Para descongelar a dose que foi para o congelador, lembre-se sempre de fazê-lo em banho-maria.

Veja também: