PLANO DE SAÚDE MEDICARE - 6 mensalidades sem compromisso

Soro fisiológico: 4 formas de utilização milagrosas

O soro fisiológico é utilizado desde o séc. XIX e é extremamente versátil nas possibilidades de utilização. Descubra algumas delas.

Soro fisiológico: 4 formas de utilização milagrosas
Em cada 100ml de água o soro tem 0,9gr de sal dissolvido

Não é unânime a data em que surgiu o soro fisiológico. O que é dito é que este produto começou a massificar a sua utilização por volta do século XIX, na altura da pandemia de cólera da Europa.  

O soro fisiológico era então utilizado por meio intravenoso para restabelecer a densidade e cor do sangue dos pacientes, oxigenando-o. Foi exatamente aí que surgiu a fórmula que ainda hoje é utilizada no soro: em cada 100ml de água, dissolver 0,9gr de sal.

As utilizações e benefícios do soro fisiológico são muitas, mas, em todo o caso, deve sempre consultar o seu médico antes de fazer uma utilização generalizada do mesmo. Apesar de não necessitar de receita médica, estamos sempre a falar de um produto quase equiparado a medicamento.


4 formas de utilizar o soro fisiológico


1. Limpeza das cavidades nasais

O soro fisiológico é excelente para desobstruir o canal nasal e para manter o nariz limpo de secreções e impurezas. É um excelente aliado na prevenção de constipações e gripes, pelo que deve apostar numa limpeza periódica do seu nariz.

 

2. Higiene e lubrificação ocular

O soro fisiológico é um grande aliado da higienização dos nossos olhos ou até mesmo da sua lubrificação.

Nos dias em que sentir os olhos mais secos e mais cansados, coloque umas gotas de soro fisiológico entre as pálpebras e vai notar de imediato os efeitos positivos. Este produto pode substituir um pouco a função das lágrimas naturais ou artificiais.

Além disso, para quem utiliza lentes de contacto, o soro pode ajudar em casos de emergência: imagine que uma lente lhe sai na rua e não tem consigo o líquido das lentes. Traga sempre consigo unidoses de soro para conseguir rapidamente lavar a lente de contacto e voltar a colocá-la no olho.

 

3. Como água termal

Aproveite um borrifador para colocar uma quantidade generosa de soro fisiológico e assim, durante o dia, ir borrifando a cara para se refrescar e hidratar, sobretudo nos dias de maior calor.

 

4. Desinfetante de feridas

O soro fisiológico é excelente para limpar pequenas feridas que nós e os nossos pequeninos fazem no dia a dia. Aplique uma quantidade generosa de soro fisiológico na zona afetada para posteriormente proceder à desinfeção.

 

Onde comprar

Pode comprar embalagens mini dose ou um frasco grande. Uma embalagem de 30 mini doses pode ser adquirido por cerca de 6€ e uma embalagem de 500ml cerca de 2,5€. O soro fisiológico está disponível em farmácias, lojas de bem estar ou até mesmo nos supermercados de maior dimensão!

Veja também: