Já pode partilhar músicas do Spotify no Facebook Messenger

Já é possível partilhar músicas do Spotify no Facebook Messenger, de forma individual ou em mensagens de grupo. Veja aqui como.

Já pode partilhar músicas do Spotify no Facebook Messenger
Agora partilham-se músicas do Spotify com grupos no Messenger

Já era possível partilhar músicas individuais do Spotify no Facebook Messenger desde março de 2016, mas só em junho deste ano foi lançada uma outra funcionalidade: criar e partilhar, com grupos, listas de músicas do Spotify no Messenger.

O Facebook, criado em 2004, é uma rede social com cerca de 2 biliões de utilizadores em todo o mundo, sendo o Spotify, fundado em 2012, um dos maiores serviços de música streaming e podcast, contando com cerca de 140 milhões de utilizadores em todo o globo.

A simbiose entre estas duas partes é benéfica para todos, permitindo aproveitar para se utilizar uma app de mensagens para descobrir e partilhar novas músicas, encorajando a utilização mais frequente do serviço streaming do Spotify, expondo mais pessoas ao mesmo.

Como partilhar músicas do Spotify no Facebook Messenger

Estas funcionalidade, lançada no ano passado, permite que os utilizadores que estão no Messenger lá partilhem, diretamente, músicas do Spotify, sem terem de copiar e colar os links da música.

Spotify

Para partilhar a música, basta selecionar a mesma, clicar na opção da mensagem e escolher a opção “Spotify”. A outra pessoa vai receber uma mensagem com uma partilha direta da faixa e vai ver o nome da música, artista e a capa do álbum.

Depois, ao receber a mensagem, o utilizador clica em abrir, para que se abra a app do Spotify e a música selecionada começa a tocar.

Esta funcionalidade está disponível para iOS e Android.

Criar e partilhar playlists com grupos

Depois de possibilitar a partilha de músicas individuais no Facebook Messenger, o Spotify adicionou uma nova funcionalidade que permite a criação e partilha de listas de músicas entre grupos.

Group

As listas de músicas para grupos do Facebook Messenger usam a extensão Spotify Chat para a app do Facebook. Para fazê-lo basta seguir os seguintes passos:

1. Abrir a app do Facebook Messenger;

2. Selecionar a conversa ou grupo com o qual se pretende criar e partilhar a playlist;

3. Clicar no sinal “+” à esquerda do campo de inserção de texto, na parte inferior esquerda da app;

4. Em “Extensões”, selecionar “Spotify”;

5. Escolher a opção “Criar lista de música de grupo”, escolher um nome para esta, e clicar em “ok”;

6. Clicar em “enviar” (para o amigo ou para o grupo);

7. Clicar em “acrescentar uma música”;

8. Escolher uma música das recomendações ou pesquisar por música;

9. Clicar em “ok” e repetir.

Para já, esta funcionalidade ainda só está ativa nas apps móveis (iOS e Android). Os amigos selecionados no grupo não têm de ser utilizadores do Spotify para receber, acrescentar, remover ou escolher músicas da lista. O Spotify acredita que esta nova funcionalidade vai ser muito útil para viagens de grupo, férias, festas, etc.

Veja também:

Ana Duarte Ana Duarte

Jornalista e gestora de comunicação no projeto Patient Innovation, Ana Duarte é mestre em Ciências da Comunicação, pela Universidade do Porto. A sua paixão pela escrita começou cedo, quando aprendeu a escrever e começou a criar os seus próprios jornais. Interessa-se por tecnologia, desporto, cinema e literatura.