Como conseguir um spread mais baixo

Está a pensar comprar casa através de crédito à habitação ou fazer um novo crédito à habitação? Saiba como conseguir um spread mais baixo.

Como conseguir um spread mais baixo
Dicas para obter um spread mais apelativo

O ano de 2015 trouxe algumas boas novas ao mercado imobiliário. Os bancos parecem novamente mais recetivos a conceder crédito à habitação. No entanto, nem sempre com os spead mais apelativos (3% ou mais). Negoceie, pois é possível conseguir spread mais baixo. Ainda que o spread não seja o único item relevante para uma negociação de crédito à habitação, saiba como conseguir um spread mais baixo. Conheça cinco dicas.
 

5 passos para conseguir um spread mais baixo

 

1. Reduzir o risco do banco

Ou seja, garantir o pagamento de parte do investimento requerido pelo imóvel, utilizando as suas poupanças, de forma a conseguir uma menor relação entre o financiamento necessário e a garantia oferecida, mesmo que isso implique adiar a decisão de compra. Os bancos querem clientes de baixo risco e esta é, atualmente, uma das melhores formas para conseguir uma taxa de spread mais baixa.

 

2. Apresentar garantias atrativas

Os bancos estão mais exigentes nas garantias que exigem e não é difícil perceber porquê. A implosão do crédito malparado, por via do aumento do desemprego, tornou os bancos mais cautelosos na avaliação do cliente. Assim, estabilidade profissional e, naturalmente, um bom nível de rendimentos do agregado serão valorizados na altura de lhe apresentar o spread.

 

3. Optar por imóveis dos bancos

Na sequência do crédito malparado, as entidades bancárias ficaram com muitos imóveis em sua posse. Optar por adquirir uma dessas casas garante um spread mais baixo e, em muitos casos, melhores condições de financiamento, por exemplo, isenção de algumas comissões, e financiamento de 100% do valor do imóvel.

 

4. Consulte várias ofertas

O mercado imobiliário começa a dar sinais de alguma recuperação e também os bancos parecem estar a retomar, lentamente, a concorrência entre eles no que ao crédito à habitação diz respeito. Assim, consulte e compare as diferentes ofertas disponíveis no mercado para conseguir diminuir o spread ou um spread mais baixo.

 

5. Negociar

Negoceie o spread com o seu banco, apresentando outras propostas, mais vantajosas, da concorrência. Ao negociar com o seu banco, é provável que lhe peçam que subscreva produtos ou serviços adicionais, como seguros. Para fazer a comparação das propostas apresentadas use a TAER - a taxa anual efetiva revista, pois é a que demonstra o custo anual do crédito, já contendo os juros, as comissões, os prémios de seguros e outros custos de produtos e serviços bancários adicionais que lhe possam ser propostos para conseguir um spread mais baixo.


Veja também: