Star Wars e os colecionáveis que valem fortunas

Conheça a decisão que esteve na origem do sucesso da saga Star Wars, do realizador George Lucas, e exemplos de artigos alusivos que valem fortunas.

Star Wars e os colecionáveis que valem fortunas
May the force be with you!

Star Wars, desta vez a saga continua com colecionáveis a valer fortunas! É verdade, tudo o que se relaciona com Star Wars merece atenção, isto porque o universo criado por George Lucas tem milhares de fãs em todo o mundo.

Star Wars: quer saber como tudo começou?

O curioso é que a saga Star Wars, que estreou há 40 anos, foi recusada por vários estúdios até que George Lucas conseguiu convencer Alan Ladd Jr., na altura presidente da 20th Century Fox, a deixá-lo fazer o filme.

Porém, e porque os outros membros executivos do estúdio não acreditavam no sucesso do filme, e por isso não queriam investir muito dinheiro nele, George Lucas propôs prescindir de 500 000 dólares do seu pagamento, enquanto realizador e escritor de Star Wars, em troca dos direitos de merchandising e licenciamento do filme.

millennium falconMillenium Falcon. Fonte: www.starwars.com

Esta foi, sem dúvida, uma excelente decisão, porque possibilitou que George Lucas ganhasse em merchandising e brinquedos dinheiro suficiente para criar o seu estúdio, a sua empresa de efeitos especiais e o seu estúdio de jogos de computador.

O realizador desde cedo percebeu a importância de investir em marketing e, em 1973, quatro anos antes da estreia, fundou a Star Wars Corporation dedicada a cuidar de áreas como copyright, direitos de continuações e de merchandising; estabeleceu parcerias para o lançamento de uma revista em BD (pela Marvel) e de um livro “Star Wars” antes mesmo de o filme sair.

Um mês antes da estreia, fechou um contrato com um fabricante de brinquedos para a produção de bonecos das personagens, de sabres de luz, naves, robots, entre outros artigos. Posteriormente, surgiram as t-shirts, posters, jogos de vídeo, etc., ou seja, uma infinidade de objetos associados a Star Wars que venderam quantidades impressionantes.

Atualmente, os amantes do universo criado por George Lucas continuam a aparecer em massa nos eventos Star Wars e os colecionáveis da saga, principalmente os mais antigos, atingem verdadeiras fortunas, como foi o caso de alguns dos objetos originais da década de 1970. Seguem-se alguns exemplos.

Exemplos de colecionáveis Star Wars que valem fortunas

A réplica de uma nave espacial de Star Wars foi vendida por 450 mil dólares (mais de 350 mil euros, quase o dobro da estimativa inicial) num leilão em Hollywood. Esta réplica de cerca de 40 cm de uma nave que aparece no primeiro filme da série – Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança, de 1977 – tornou-se o artigo Star Wars mais caro a ser vendido em leilão.

Uma roupa da princesa Leia, usada pela atriz Carrie Fisher no Episódio VI – O Retorno do Jedi, foi vendida por 96 mil dólares (mais de 80 000 euros).

Se fizer uma pesquisa no eBay por R2-D2, encontrará, por exemplo, os famosos R2-D2 e o C3P0 com valores de cerca de 25 mil euros ou apenas o R2-D2 por cerca de 15 mil euros.

Em plataformas como Barnebys, Pamono e eBay pode encontrar inúmeros colecionáveis Star Wars também por preços mais acessíveis, basta para isso inserir a palavra Star Wars ou o artigo a pesquisar, como por exemplo t-shirt Star Wars e selecionar a opção “preços mais baixos” ou “por ordem crescente preços”.

Há realmente ofertas para todos os gostos e carteiras, desde a Millennium Falcon, o Land Speeder, os famosos Luke Skywalker, Darth Vader e Yoda, edições Lego Star Wars, séries de bonecos, jogos, posters e muito mais.

YodaYoda. Fonte: www.starwars.com

Se tenciona comprar ou vender artigos Star Wars, tente informar-se sobre o seu valor, compare preços, por exemplo nas plataformas acima referidas (Barnesby, Pamono, eBay, entre outras).

Se pretende apenas vender, pode registar-se nessas plataformas, seguir os passos que lhe serão indicados, acrescentar a base de licitação e o valor dos portes. Depois, é só aguardar pelas propostas que podem vir de todo o mundo.

E já sabe… Que a força esteja consigo!

Veja também: