Os 7 melhores substitutos do açúcar

Descubra quais são os substitutos do açúcar refinado e como estes podem mudar a sua vida, de acordo com os especialistas.

Os 7 melhores substitutos do açúcar
Siga as dicas dos especialistas

Num mundo cada vez mais focado no bem-estar e na saúde, são muitos os substitutos do açúcar que prometem adoçar as nossas vidas com menos riscos para a saúde.

O açúcar é de rápida absorção e, quando entra na corrente sanguínea, proporciona um aumento de energia imediato. De acordo com a nutricionista Maria João Cunha, o açúcar é composto por “sacarose, que por sua vez é formada pela união de uma molécula de glicose e outra de frutose”. Esta glicose é o chamado ‘açúcar do sangue’, “uma fonte de energia para o funcionamento do cérebro, rins e retina”, disse a especialista.

Substitutos do açúcar refinado: por que deve conhecê-los e usá-los

acucar

Quais as vantagens do açúcar para o corpo humano?

Segundo a nutricionista, o açúcar “ajuda na reprodução das bactérias Bifidobactérias e dos Lactobacillus sp., bactérias estas que integram a flora intestinal para eliminar as bactérias más, a Escherichia coli (E. Coli) e o Clostridium”. “Sempre com moderação”, alerta Maria João Cunha.

Quais os malefícios do açúcar?

Maria João Cunha explicou que o açúcar “altera a química do cérebro e pode criar dependência”. “Por ser considerado um alimento altamente viciante, proporciona uma sensação de bem-estar e conforto, que muitas vezes nos ajuda a relaxar. No entanto, a culpa não é do açúcar em si, mas sim do excesso que cometemos”, alerta a especialista.

Em doses elevadas, o açúcar pode levar a “sérios problemas de saúde”, diz Maria João Cunha:

  • Contribui para o excesso de peso;
  • Ajuda ao desenvolvimento de diabetes;
  • Contribui para o aparecimento de problemas cardíacos, úlceras do estômago, gastrites e cálculos biliares;
  • Interfere no comportamento das crianças, aumentado a hiperatividade;
  • Enfraquece o sistema imunitário;
  • Ajuda no desenvolvimento do cansaço crónico;
  • Acelera o envelhecimento da pele, “porque desativa as enzimas antioxidantes naturais do organismo”;
  • Aumenta as cáries dentárias e o risco de osteoporose.

Temos de retirar o açúcar das nossas vidas?

Para Maria João Cunha, essa não é uma opção viável. “O nosso corpo precisa de açúcar”, disse, sem margens para dúvidas. “Educar o nosso organismo é fundamental. Nós não vivemos sem açúcar, no entanto, é preciso saber as quantidades certas e não exagerar”, explicou.

Para as crianças, o aconselhável é que se evitem os doces até aos 3 anos de idade – o paladar doce sobressai aos restantes – e que os alimentos com açúcar não sirvam como recompensa para bons comportamentos ou para celebrar dias festivos.

No caso dos adultos, a dose de açúcar recomendada é excedida, na maioria das vezes, como forma de compensação emocional. “Quando estamos tristes comemos um chocolate. Em alturas alegres ‘atacamos’ uma fatia de bolo e por aí adiante”, completou a nutricionista.

Vou deixar o vício: quais os substitutos do açúcar?

Se acredita que encontrar substitutos do açúcar é uma tarefa hercúlea, desengane-se. “E que tal substituir o açúcar por outros alimentos naturais?”, pergunta a especialista. A resposta chega quase de imediato. Tome nota:

1. Canela

canela

Ótima para os diabéticos porque ajuda a regularizar os valores da glicemia, a estabilizar o apetite e a controlar a forte vontade de comer doces. A canela facilita, ainda, o processo digestivo. “Podemos colocar em iogurtes, leite, café, chás, sobremesas, panquecas, etc.”, diz Maria João Cunha.

2. Stevia

stevia

Um adoçante natural produzido através de uma planta doce que cresce na América do Sul. Auxilia na perda e controlo de peso (ajuda a regular o apetite e por apresentar poucas calorias). “Podemos colocar no café, chás, sumos naturais ou usar como substituto do açúcar tradicional para fazer bolos ou bolachas”.

3. Mel biológico

mel

Constituído por glicose e frutose, mas muito rico em micronutrientes (vitaminas do completo B, magnésio, cálcio, fósforo, potássio e vitaminas antioxidantes), o mel ajuda a proteger as células contra o envelhecimento. “Devemos usar em quantidades controladas pela sua natureza calórica”.

4. Calda de agave

Calda de agaveFonte da imagem: DietaCrua

Constituído por frutose, apresenta uma carga glicémica mais baixa do que o mel e o açúcar, contribuindo assim para uma absorção mais lenta. Apresenta também micronutrientes como o ferro, cálcio, potássio, magnésio e é isento de glúten e lactose. “Atenção à quantidade pois, como o mel, apresenta muitas calorias”.

5. Açúcar de coco

coco

É obtido a partir da seiva do coqueiro. Possui vitaminas do complexo B, potássio, magnésio, zinco e ferro. “Atenção à quantidade usada: também é uma alimento calórico”.

6. Açúcar mascavado

acucar mascavadoAlimento obtido das primeiras extrações da cana, possuindo mais minerais, cálcio, magnésio, potássio, fósforo, vitaminas do complexo B e menos calorias em comparação com o açúcar branco.

7. Tâmaras

tamarasFonte da imagem: Santa Fé Emporium

É uma fruta exótica, doce, de textura mole e é considerada um superalimento com grandes benefícios para a saúde. São muito energéticas e calóricas, no entanto, também apresentam um grande reforço nutricional, por serem ricas em fibras, vitaminas A, B, C, K, ferro, magnésio, zinco, manganês e sódio. “Ótimas para comer como snack, ou utilizar para fazer barras de cereais ou granola caseira”.

Agora que já sabe quais são os melhores substitutos do açúcar, comece a implementar estas mudanças na sua vida, passo a passo. A sua saúde vai agradecer.

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