7 sugestões de inverno nas Aldeias do Xisto

Precisa de ideias para fins de semana e feriados? Explore a zona centro do país e conheças as oportunidades de inverno nas Aldeias do Xisto.

7 sugestões de inverno nas Aldeias do Xisto
Ideias para os fins de semana de inverno

Passar um inverno nas Aldeias do Xisto, um sítio idílico, parece uma excelente ideia. As Aldeias localizam-se na região Centro do país, ao longo de 16 concelhos, nos distritos de Coimbra, Leiria, Castelo Branco e Guarda. Como o nome sugere, as construções nestas aldeias são feitas de xisto, uma rocha proeminente nas regiões Norte e Centro de Portugal.

Os territórios pertencentes a concelhos como Arganil, Góis, Pedrógão Grande, Miranda do Corvo, Fundão, Covilhã, entre outros, lutam pela preservação dos rastos de presença humana na zona do Zêzere, desde a época pré-histórica e ocupações romana, bárbara e moura da Península Ibérica.

O projeto de desenvolvimento sustentável “Aldeias do Xisto” reúne um conjunto de 27 povoações. Numa altura em que o centro do país foi especialmente fustigado pelos incêndios, aproveite esta oportunidade para aproveitar os fins de semana de Inverno e mergulhar na beleza natural do nosso país.

7 sugestões de inverno nas Aldeias do Xisto

1. No Caminho de Xisto

caminho do xisto

Esta experiência, com duração de 4 horas, propõe um programa pela Aldeia de Xisto de Água Formosa e pelo seu percurso pedestre integrado na rede de caminhos pedestres do projecto Aldeias do Xisto.

Vai encontrar muitas tradições antigas: fornos a lenha espalhados pela aldeia; evidências de tradições ligadas à utilização da força da água, num enquadramento natural que evidencia o melhor da relação entre Homem e Natureza.

Preço: 10€ Ver experiência>>

2. Alojamento numa casa de xisto

xisto sentido

Porque não ficar alojado numa das pequenas casas feitas de xisto, completamente restauradas? Um programa ideal de inverno nas Aldeias do Xisto, que lhe permite aproveitar uma vista fantástica ao mesmo tempo que se aquece em frente à lareira.

Para planear uns dias nas Aldeias do Xisto, de forma rápida e muito prática, foi lançada uma nova plataforma digital de reservas, o www.bookinxisto.com, onde poderá reservar alojamentos, experiências e restaurantes disponíveis nas 27 Aldeias do Xisto.

Este novo portal agrega a oferta turística das Aldeias do Xisto, com a vantagem de ser um canal de venda direta para todos os parceiros da rede e permitir, por isso, fazer as reservas sem serem cobradas quaisquer comissões. O Book in Xisto está também disponível para smartphones, sendo possível fazer o pagamento através de referência multibanco ou cartão de crédito.

3. Visita ao Castelo da Lousã

inverno xisto 7

Este castelo, perdido entre a florestação, merece uma visita. Nos primeiros tempos da monarquia portuguesa desempenhou um importante papel de defesa e reza a lenda que terá sido erguido durante a época da ocupação muçulmana da Península Ibérica, por um emir, para proteção da sua jovem filha. A entrada é livre.

4. Caminho do Xisto de Almaceda – Rota dos Lagares

inverno xisto 8

Um percurso circular para dar a conhecer os antigos lagares de azeite. Com uma distância total de 15 km e grau de dificuldade fácil, este percurso foca-se em Almaceda.

5. Ecomuseu das Tradições do Xisto

O Ecomuseu é uma estrutura aberta e activa sobre as tradições e a cultura serrana, a par com a conservação da natureza, centrado nas Aldeias do Xisto de Góis. Este verdadeiro Museu vivo leva-nos numa viagem incrível pela parte humana e ambiental da Serra da Lousã e das vivências e tradições destas aldeias.

6. Experiências Gastronómicas

inverno xisto 10

Prove alguns pratos típicos destas Aldeias do Xisto. Deixamos sugestões como cabrito estonado, em que o cabrito é assado com a pele (prato característico de Oleiros), chanfana de cabra (típica em Pedrógão Pequeno), o conhecido maranho, um enchido fresco, confecionado no bucho da cabra ou da ovelha, recheado com carne de caprino ou ovino, alguns produtos do fumeiro, arroz e ervas aromáticas. Para sobremesa, uma tigelada, doce de ovos conhecido na Benfeita.

Ver gastronomia>>

7. Compras e workshops na Loja do Candal

inverno xisto 2

A Loja do Candal é gerida por um grupo de artesãos locais. Além de encontrar licores, vinhos, enchidos, mel e outros produtos que caracterizam a gastronomia das Aldeias do Xisto, pode ainda adquirir produtos únicos feitos por artesãos locais. A loja tem também um programa de atividades, desde workshops de construção de mini casinhas de xisto à confeção de pão, queijo e doces.

Caso queira simplesmente relaxar, acompanhe uma fatia de bolo com um chá, na salinha existente para o efeito.

Veja também: