Surface Laptop: tudo sobre o novo portátil da Microsoft

Os Surface da Microsoft destacam-se por serem tablets que se transformam em portáteis. Com o Surface Laptop, a Microsoft volta ao formato portátil. Saiba tudo.

Surface Laptop: tudo sobre o novo portátil da Microsoft
Um portátil a pensar nos estudantes

A Microsoft aproveitou um evento dedicado à área do ensino e da educação para revelar alguns dos planos para o futuro próximo. Depois de ter apresentado o Windows 10 S – uma versão “minimalista” do sistema operativo – a empresa de Bill Gates deu a conhecer o novo Surface Laptop, um portátil que pretende simplificar a vida de milhares de estudantes de todo o mundo.

Surface Laptop: o primeiro portátil que não é tablet

Design

Elegante, leve e bastante fino. O novo Surface Laptop pesa apenas 1,25Kg e apresenta linhas bastante atraentes, capazes de conquistar o coração de todos os fãs de tecnologia. O conforto também foi uma preocupação da Microsoft com o teclado e os apoios para os pulsos a serem revestido pelo tecido Alcantara, um material suave e resistente.

Ecrã

Depois de anos a apostar em aparelhos híbridos (metade computador, metade tablet), a Microsoft decidiu finalmente criar um portátil sem ecrã-removível – uma característica que já recolheu o agrado de muitos utilizadores. O ecrã é de 13.5″ FullHD, possui 3.4 milhões de pixeis e ainda a tecnologia PixelSense, que permite que o utilizador faça uso do computador através de ações no próprio ecrã.

Sistema operativo

O Surface Laptop vem com o novo sistema operativo da Microsoft, o Windows 10 S. Este SO é um sistema minimalista que apenas funciona com aplicações descarregadas da loja da Windows e que demora cerca de dez segundos a iniciar.

Hardware

O Surface Laptop está disponível com um CPU Intel Core i5 ou Core i7, dependendo dos interesses do utilizador. Já no que diz respeito ao armazenamento, este equipamento pode vir equipado com 128GB, 256GB ou 512GB.

A memória RAM pode variar entre os 4GB e os 1GB enquanto a placa gráfica varia entre uma Intel HD Graphics 620 e uma Intel Iris Plus Graphics 640.
Requisitos que levaram Panos Panay, da Microsoft, a revelar que este equipamento é 50% mais rápido que o MacBook Air Core i7.

Bateria

É elevada, como seria de esperar. A bateria do novo Surface Laptop tem uma autonomia de 14,5 horas, o que permite que os utilizadores não estejam sempre preocupados em estar ligados à eletricidade e possam trabalhar em qualquer local.

Preço

O novo portátil da Microsoft está disponível por um preço que varia entre os 1.169€, para a versão mais barata, e os 2.549€, para a versão mais cara. O objetivo da empresa passa, contudo, por estar presente nas salas de aula de todo o mundo, disponibilizando o novo sistema operativo para aparelhos muito mais económicos.

Veja também:

Continuar a Ler
Nuno Margarido Nuno Margarido

Jornalista formado pela Universidade de Coimbra, assume-se uma pessoa curiosa e até a mais simples engrenagem ou linha de código o fascina. Os seus interesses dividem-se por vários mundos, com destaque para a tecnologia, o gaming, o vídeo, a fotografia e o cinema.