SUV ou monovolume: qual o melhor para si?

SUV ou monovolume? Saiba qual a escolha certa para si e para a sua família. Apesar das semelhanças, há ainda diferenças notáveis

SUV ou monovolume: qual o melhor para si?
Veja qual se adequa às suas necessidades

Quem tem de cuidar de uma família precisa de um carro que tenha espaço para todos, que seja confortável, e de confiança. Estas necessidades fazem com que surja a questão: SUV ou monovolume? A verdade é que ambos são bons para as necessidades de uma família por serem espaçosos e confortáveis, mas existem algumas diferenças entre eles.
 

Optar por um SUV

SUV Mazda CX-5

A grande vantagem de ter um SUV é a sua flexibilidade. É um veículo que tanto dá para ir levar as crianças à escola como dá para fugir para o meio das montanhas quando tiver que ser. A flexibilidade é um dos grandes fatores que influencia quem está indeciso entre um SUV ou monovolume.

Outra grande vantagem dos SUV está na quantidade de opções que existem no mercado. Com a quantidade de modelos que podem ser escolhidos, quem opta por um SUV acaba por abordar com maior especificidade as suas necessidades. Vai até existir um SUV da Lamborghini – o Urus.

No entanto estes também têm as suas desvantagens, como o consumo de combustível. Regra geral, um SUV consome mais combustível do que um monovolume. Por outro lado, a sensação de conduzir um SUV é diferente da de um monovolume, vistos estes terem maior potência e serem mais luxuosos.

 

Um monovolume é menos flexível

Monovolume Renault Scénic

A escolha entre um SUV ou monovolume não se baseia apenas na potência ou na versatilidade. Apesar de não poder tirar um monovolume da estrada sem fazer estragos, este tem características que o tornam mais atraente para quem tem de lidar com pequenas pestes.

Regra geral, um monovolume tem mais espaço do que um SUV, e dificilmente alguém se pode queixar de ter espaço a mais no carro. O rebaixamento dos bancos num monovolume é uma ajuda na acessibilidade para as crianças – não é fácil quando ainda não se mede um metro e meio.

Por fim, para ajudar na escolha entre SUV ou monovolume, há que considerar a economia de combustível e outras características, como as portas de correr, que são úteis em espaços apertados, como parques de estacionamento num centro comercial.

 

Qual o melhor para si?

A escolha acaba por cair sobre as suas necessidades. Se tem crianças pequenas na família, o melhor acaba por ser um monovolume pela acessibilidade, conforto e espaço que estes proporcionam.

Por outro lado, se precisa de sair da estrada com a família , ou se precisa de um carro com espaço e desempenho superior ao de um monovolume, um SUV será a escolha certa. 
O primeiro passo para ter o carro com que sempre sonhou >>
Veja também: