Tablet ou portátil: qual comprar?

Mas que indecisão! Qual é que deve escolher? Tablet ou portátil? Nós podemos ajudar a elucidar todas as suas dúvidas. Conheça as diferenças no nosso artigo.

Tablet ou portátil: qual comprar?
Conheça as vantagens e desvantagens de cada um

Afinal, qual é a melhor opção: tablet ou portátil? Com tantos dispositivos e tantas opções no mercado pode ser muito difícil decidir onde investir. Há quem considere que os tablets são o futuro, outros discordam e garantem que os portáteis nunca serão substituídos…

Como em quase tudo, a escolha depende da utilidade que lhe vai dar e do seu orçamento. Para o ajudar, analisámos as diferenças entre os dois.

TABLET OU PORTÁTIL? 7 COISAS A CONSIDERAR

1. Um dos benefícios de um portátil é o hardware incluído no produto: teclados completos, grandes ecrãs e ecrãs com resolução superior. Quem tem que digitar muito ou não gosta de escrever em ecrãs touch, vai preferir a precisão e rapidez que um teclado físico permite. A não ser que opte por adquirir um.

2. Se precisa de trabalhar muitas horas ou de fazer um trabalho mais exigente, como edição de grandes documentos, apresentações, projetos ou edição gráfica, um portátil é, sem dúvida alguma, a melhor opção.

3. Por outro lado, os portáteis foram pensados para que os utilizadores pudessem trabalhar em qualquer lado mas não são tão leves quanto isso. O seu peso pode variar entre os dois e os três quilos o que pode ser de mais para as suas costas, ombros e braços.

4. Os tablets são mais leves e práticos de transportar e guardar. Se o seu dia-a-dia é bastante irrequieto, um tablet pode ser o seu melhor amigo. Até porque já há tablets com grandes potencialidades que permitem fazer os trabalhos mais simples – editar documentos do office, navegar na internet – com bastante facilidade.

5. No ecrã touch dos tablets o trabalho é mais direto, rápido e interativo do que com o rato ou o touchpad do portátil. Além disso, pode armazenar todas as suas músicas, tirar fotos, fazer vídeos, videochamadas, consultar informação online ou ler livros preferidos em qualquer lugar.

6. Os tablets são bastante eficientes no que diz respeito à bateria. Porquê? Porque os componentes que possuem não requerem muitos gastos a esse nível. Os portáteis têm cada vez mais capacidade mas não chegam aos pés dos tablets.

7. Os tablets não são tão completos como os portáteis mas também possuem vários trunfos. E um dos melhores reside no preço de cada um. Contudo, quando estiver a comparar preços, considere os acessórios extra que possa vir a precisar para preencher algumas lacunas – um teclado, por exemplo.

Por fim, lembre-se que não há um vencedor nesta escolha, apenas uma escolha mais adequada às suas necessidades. Tablet ou portátil? Ambos oferecem recursos poderosos mas o mais adequado para si será aquele que cumprir os requisitos que precisa.

E então? Está inclinado para os tablets ou para os portáteis? Se já fez a sua escolha, nós podemos dar-lhe uma ajuda: Veja como escolher um portátil e também como escolher um tablet.

Veja também: