TAEG: o que significa?

Em poucas palavras, a TAEG é o custo total de um crédito para o consumidor. Mas não é assim tão simples...

TAEG: o que significa?
Em que consiste a TAEG

Os bancos oferecem cada vez mais facilidades no recurso ao crédito. Permitem ao consumidor ter acesso a um crédito ao consumo em poucas horas, sem grandes justificações e burocracias.
 

No entanto, para o consumidor comum, avaliar as ofertas do mercado financeiro é muitas vezes uma dificuldade, pois a informação relativa aos valores envolvidos em todo o processo de recurso ao crédito são muitas vezes relegadas para segundo plano. Ao considerar o recurso ao crédito deve ter em conta a TAEG.
 

Mas afinal o que significa esta sigla? TAEG significa Taxa anual efectiva global de encargos. É o custo total de um crédito para o consumidor. O valor da TAEG é expresso em percentagem anual do montante de crédito concedido e é composta pelas despesas de cobrança de reembolsos e pagamentos de juros. Os encargos obrigatórios com os impostos, selos fiscais, seguros de vida, comissões, entre outros estão igualmente incluídos nesta taxa. É necessário recorrer a uma fórmula matemática para calcular a TAEG, o que poderá tornar complicado para o consumidor efectuar os seus cálculos e tomar decisões.
 

Simulador de TAEG

Para facilmente calcular a TAEG poderá aceder ao Portal do Cliente Bancário e utilizar o simulador que lhe permite determinar a TAEG. Esta ferramenta é muito útil sempre que quiser comparar as várias TAEG no recurso ao crédito de consumo, por exemplo para comprar um novo automóvel, e ficar mais informado sobre as condições oferecidas por cada banco.
 

Não se esqueça que o facto dos juros serem baixos não quer dizer que irá beneficiar de um empréstimo a custo reduzido, pois deverá considerar sempre a TAEG. É fundamental ler com atenção todas as condições dos contratos de concessão de créditos, inclusivamente as letras mais pequenas apresentadas nos anúncios de publicidade dos bancos, pois poderão ser um factor determinante na sua escolha.


Veja também: