PLANO DE SAÚDE MEDICARE - 6 mensalidades sem compromisso

Tampão: 5 componentes que a estão a prejudicar

Existem muitos elementos que compõem um tampão que podem estar a prejudicar a sua saúde. Descubra quais.

Tampão: 5 componentes que a estão a prejudicar
Atenção aos ingredientes que o compõem

Chegada aquela altura do mês para as mulheres, chega a correria para o supermercado. Em frente à prateleira dos tampões, normalmente a escolha baseia-se em três factores: preço, marca e quantidade da embalagem.

Pois bem, há um pequeno grande pormenor que lhe está a escapar e que não devia ignorar...atenção aos ingredientes do tampão! Ingredientes? Sim, isso mesmo! Existe uma série de componentes considerados tóxicos que podem estar a prejudicar a sua saúde…. Esta área ainda não tem grande regulação e por isso existe liberdade em utilizar determinados ingredientes no fabrico do tampão.


5 ingredientes a evitar no tampão


Seda artificial

A seda artificial pode ser um dos fatores que mais contribui para que possa sofrer o síndrome de choque tóxico (também provocado por manter o tampão por muito tempo sem o trocar). Apesar do poliester e outros ingredientes tóxicos terem já sido retirados do mercado, a seda artificial ainda faz parte de muitas marcas de tampões.

 

Dioxina

A dioxina resulta do processamento do cloro. E o que acontece, de acordo com a instituição de saúde e segurança dos Estados Unidos, é que a dioxina não assegura um nível mínimo de segurança à sua exposição. Procure bem os rótulos e evite ao máximo um tampão com dioxina, pois o seu sistema imunitário pode estar a ser afetado.

 

Algodão sintético

O algodão sintético é normalmente utilizado para que o tampão seja resistente a herbicidas e pesticidas. Mas se é resistente a isto, o que fará ao nosso corpo? O algodão sintético permite um aumento e a uma acumulação de resíduos no tampão que, consequentemente, se alojam no interior do nosso corpo. A evitar, portanto...

 

Fragâncias

É muito agradável retirar o tampão da caixa e sentir aquela fragância leve. Até dá mais vontade de utilizar e pode pesar na decisão de compra! Pois bem, a pesar na decisão, que seja para não levar esse tampão… A fragância é uma enxorrada de químicos que depois o seu corpo vai absorver. Acha que compensa o risco?

 

Cloro

Cloro? O mesmo cloro que é utilizado nas piscinas e que muitas vezes põe a nossa pele e os nossos olhos num estado lastimável? Isso mesmo, existem tampões que têm na sua composição cloro. Se possível, evite os tampões que contenham nos seus ingredientes este elemento, que pode estar a fazer bastante mal ao seu organismo.


Muita atenção àquilo que colocamos dentro do nosso corpo. Leia sempre os rótulos e, na dúvida, ou na falta de informação, opte por um tampão orgânico e livre destes ingredientes que podem intoxicar o seu organismos ou, mais grave ainda, provocar mesmo uma infeção!

Veja também: