TANB: O que significa?

Saiba o que é a TANB (Taxa Anual Nominal Bruta) e como a calcular

Saiba o que é a TANB (Taxa Anual Nominal Bruta) e como a calcular

A TANB, Taxa Anual Nominal Bruta, é a taxa que remunera determinada aplicação. Quem tem depósitos a prazo sabe como é bom receber o montante vencido. Saiba mais.

  • Saiba de que forma a TANB pode influenciar a sua vida financeira.

Quantas vezes já se questionou sobre as inúmeras taxas que surgem associadas a várias coisas, seja a depósitos, a créditos, entre outros. A verdade é que mesmo não sendo economistas, somos confrontados diariamente com siglas e conceitos que convém saber o que são. 
Taxas como a TANB, por exemplo, estão associadas a coisas importantes na nossa vida. Quanto mais informados estivermos, mais eficiente será a gestão do orçamento familiar e de tudo o que está inerente ao mesmo.

O que é a TANB?

A TANB, abreviatura de Taxa Anual Nominal Bruta, não é mais do que a taxa que remunera as aplicações financeiras que são feitas. Os bancos recorrem a esta taxa para remunerar um depósito a prazo
Traduzindo isto em miúdos, quando temos um depósito a prazo, auferimos dele um rendimento anual. Todos os depósitos a prazo dão origem a um vencimento anual que é calculado segundo a TANB. Esta taxa acaba por ser uma taxa de juro ainda bruta, antes da dedução do IRS. O banco dá-nos o valor da taxa (TANB) à qual depois tem de ser deduzido o desconto para o IRS. 
No entanto, esta retenção anual sobre o vencimento dos juros é sempre feita pelo banco. Quando o cliente receber o valor relativo ao seu depósito a prazo, já recebe com os devidos descontos efectuados, ou seja, recebe o valor líquido

Na altura de subscrever um depósito a prazo, pode consultar as diferentes TANB oferecidas pelos bancos, que são variáveis

Como calcular?

O vencimento de um depósito a prazo é normalmente anual. No entanto, se quiser saber o valor dos juros conseguidos num depósito mensal, terá de fazer algumas contas.
  • Multiplique o montante depositado pela taxa de juro anunciada, ou seja, pela TANB. 
  • Depois pegue nesse resultado e divida por 12.

Saiba que:
Actualmente, o imposto cobrado pelo Estado de retenção para efeitos de IRS, é de 25%. Desta forma, tenha presente que sempre que o banco avança uma TANB, terá sempre de retirar à mesma estes 25%. Só depois terá acesso ao valor real que vai receber.


Veja também:

Dúvidas sobre tANB: O que significa?

Inserido 3 dias 3 meses atrás

Partilhe com a comunidade do E-Konomista as suas dúvidas ou opinião.

Enviar email de notificação sobre este tópico

» Publicar »

Outras respostas (0)