Tapioca colorida: magrinha e nutritiva

Quer mais motivos para incluir a tapioca na sua dieta? Então descubra formas naturais de deixá-la mais saborosa e nutritiva. Aprenda a fazer a tapioca colorida.

Tapioca colorida: magrinha e nutritiva
Uma explosão de cor e saúde

Está na moda, é saborosa e muito nutritiva. Precisa de mais desculpas para apostar na tapioca para o pequeno almoço, jantar ou lanche da tarde? Então temos uma boa notícia para si: agora pode garantir ainda mais vantagens a este alimento e fazer uma tapioca colorida.

Para além de manter os benefícios da receita original, este modo de preparar a farinha da tapioca acrescenta características ainda mais funcionais à refeição. Como? Ao utilizar corantes naturais – e poderosos – para dar mais cor ao seu prato.

Seja doce ou salgada, uma coisa é certa: A tapioca é fonte rica em nutrientes essenciais à saúde, como as vitaminas B1, B6, B9, para além de ferro e cálcio. Como bónus, ela é “magrinha” (1 colher de sopa tem apenas 70 calorias), tem baixo teor de sódio e é isenta glúten. No entanto, atenção ao recheio.

Vamos sair do básico e tradicional e apostar numa tapioca colorida?

Tapioca colorida: duas receitas


Tapioca colorida cor de rosa (de beterraba)

tapioca-rosaFonte: Ciclo Nutri

Ingredientes
250 g de farinha de tapioca
1/4 de beterraba crua
1/2 chávena de água

Modo de preparação

  1. Comece por juntar a beterraba a 200 ml de água e bata por um minuto no liquidificador em velocidade alta ou no robot de cozinha.
  2. Coe a mistura até que não fiquem pedaços de beterraba. Reserve cerca de 150 ml do sumo.
  3. Coloque o sumo na farinha da tapioca, aos bocadinhos, misturando com a mão até que fique bastante incorporado.
  4. Atenção: se a mistura ficar muito líquida, deverá adicionar mais um pouco de polvilho. Se, pelo contrário, ficar farinhenta, poderá acrescentar mais sumo.

Tapioca colorida laranja (de cenoura)

tapioca-laranja

Fonte: Lucília Diniz

Ingredientes
250g de farinha de tapioca
1 cenoura grande inteira
1/2 chávena de água

Modo de preparação

  1. Siga o mesmo passo a passo apresentado anteriormente, mas coe a mistura (passo 2) por 3 vezes.

Como fazer a tapioca colorida perfeita?

Modo de preparação

  1. Para preparar a sua tapioca colorida, deixe a farinha secar e peneire para que fique bastante fina. Com a frigideira já aquecida, coloque 2 colheres de sopa da farinha de tapioca colorida, amasse com a ajuda de uma colher.
  2. Se preferir uma tapioca fina, não será necessário virar a massa. Quando as bordas começarem a soltar, a sua tapioca está pronta para ir ao prato.
  3. Recheie com ingredientes leves e nutritivos para garantir uma refeição saudável e controlar a quantidade de calorias. Opte por leguminosas, queijo fresco, ovos, especiarias e carnes magras, por exemplo.

Uma última dica: A nossa receita para preparar a farinha de tapioca colorida rende 250g, que é uma quantidade grande. Armazene num recipiente bem vedado e leve ao frigorífico. Pode utilizar a farinha ao longo da semana.

Veja também: