6 tarefas domésticas que pode parar de fazer já

Há tarefas domésticas que parece que estamos sempre a repetir sem ver grandes vantagens nessa frequência: saiba quais as tarefas que pode parar de fazer agora.

6 tarefas domésticas que pode parar de fazer já
Reduza a frequência de determinadas limpezas

As tarefas domésticas de fazer as camas, lavar a louça ou limpar as bancas devem ser realizadas diariamente, mas há outras atividades em que perdemos imenso tempo que não precisam de ser concretizadas com tanta frequência. Reduza drasticamente a sua lista de afazeres domésticos para rentabilizar melhor o seu tempo.


Menos tarefas domésticas e melhor uso do seu tempo


1. Limpar o pó às prateleiras dos livros

Claro que é impensável estarmos com frequência a tirar os livros das prateleiras para limpar o pó. Contudo, o espaço que fica entre os livros e a beira da prateleira é o local onde se acumula mais pó e onde andamos sempre - com alguma dificuldade - a limpar. Porém, esta tarefa pode ser completamente eliminada se optar por alinhar os livros com o limite da prateleira, fazendo com que aquele pequeno espaço deixe de existir e de acumular pó.



2. Limpar louça à mão

Além de ser uma tarefa morosa, é menos higiénico limpar a louça com um pano à mão. Deixe a louça na máquina até ela estar seca, podendo mesmo abrir a porta para ajudar no processo de secagem. A tarefa de arrumar a louça torna-se muito mais rápida além de mais higiénica.



3. Aspirar a casa toda

Quando se pega no aspirador a tendência é abranger a casa toda. Contudo, nem todas as divisões precisam de ser aspiradas com a mesma frequência. Diminua o número de vezes que aspira os locais onde há menos movimento e, para ajudar a reduzir a sujidade dentro de casa, não se esqueça de deixar o calçado à porta.



4. Lavar a roupa depois de usada uma só vez

Nem todas as peças de roupa precisam de ser lavadas de todas as vezes que são usadas. Na verdade, essa regra aplica-se quase exclusivamente à roupa interior. As restantes peças de vestuário não acumulam sujidade suficiente para serem lavadas depois de serem usadas uma só vez. A maioria das peças podem ser imediatamente arrumadas ou outras poderão precisar apenas de ficar a arejar durante a noite.



5. Limpar o forno

Quando fazemos assados o fundo do forno acaba sempre por ficar sujo, com manchas de gordura ou mesmo pedaços de alimentos. Para evitar ter de andar a esfregar o forno de todas as vezes que o usa (usando inclusivamente produtos caros para o fazer), opte por forrar o fundo do forno com uma folha de alumínio. No fim é só pegar na folha, amarrotar e deitar fora. O fundo do forno manter-se-á impecavelmente limpo.



6. Passar a ferro a roupa toda

Se retirar a roupa da máquina de secar e a dobrar imediatamente, verá que não precisará de passar a ferro nem metade das peças. Esta tarefa ajuda não só a poupar tempo como também muito dinheiro em eletricidade para passar a ferro.

Usando estas dicas, rentabilizará muito melhor o tempo dedicado às tarefas domésticas, sobrando mais para se dedicar àquilo que lhe dá mais prazer.

Veja também: