9 tarefas domésticas que só tem de fazer uma vez por ano

Cuidar da limpeza e arrumação de uma casa é uma responsabilidade que nunca termina: saiba como determinar as tarefas a realizar anualmente.

9 tarefas domésticas que só tem de fazer uma vez por ano
Torne as suas limpezas mais eficazes

De entre as inúmeras limpezas e arrumações, há algumas tarefas domésticas que só tem de fazer uma vez por ano. A seguir, expomos quais são essas tarefas para que possa planear e organizar de forma mais eficaz os seus afazeres domésticos.


Tarefas domésticas anuais: otimize o seu trabalho


Limpar atrás dos grandes eletrodomésticos

Arrastar o frigorífico, forno, fogão ou máquinas de lavar e secar roupa não é, de facto, das tarefas mais agradáveis, mas é importante fazê-lo pelo menos uma vez por ano para que a vida destes eletrodomésticos seja mais longa.

Além de limpar o pó e outras sujidades que se acumulam atrás, deve também limpar as grelhas de ventilação e os filtros. Porém, não se esqueça: deve arrastar os eletrodomésticos com muito cuidado para não desligar as ligações de água ou gás.



Lavar sofás e cadeiras

Se os seus sofás e cadeiras são feitos de tecido, é importante fazer uma limpeza mais profunda anualmente, sendo a opção mais eficaz com máquinas a vapor. Não se esqueça, contudo, de verificar se esse método pode ser usado nos seus tecidos, ou teste-o numa parte menos visível.



Limpar os armários da casa de banho

O objetivo destas limpezas não é apenas garantir que o armário, prateleiras e todos os objetos lá guardados estejam impecavelmente limpos, mas também aproveitar a ocasião para verificar a validade dos medicamentos ou dos produtos cosméticos. Além disso, há sempre um ou outro objeto que já não nos lembrávamos que tínhamos e que pode ser reutilizado.



Limpar o forno

Se utiliza o seu forno com muita frequência, talvez sinta a necessidade de o limpar mais frequentemente, mas se é um utilizador mediano, uma limpeza profunda anual é o suficiente. Se o seu forno ainda não tem a opão de autolavagem, terá mesmo de arregaçar as mangas, pôr as luvas e esfregar. O resultado compensa.



Lavar paredes

As paredes de uma casa, embora nem sempre nos apercebamos, acumulam muito pó, sujidade e manchas. É, por isso, importante que uma vez por ano lhes dedique mais atenção. Pode começar por passar o aspirador para retirar o pó ou teias e depois passe um pano húmido. Se detetar manchas pode usar um detergente suave. Nos casos em que isto não seja suficiente, opte por retocar a pintura.



Lavar a garagem

Uma vez por ano, e de preferência com bom tempo, a garagem deve ser objeto de uma limpeza e arrumação mais profundas. Ao fim de 12 meses, é natural que alguns materiais e ferramentas precisem de ser limpas e arrumadas, e talvez até encontrar novas formas de arrumação. No final, termine tudo com uma boa varridela e lavagem do chão. Este espaço até vai parecer outro.



Lavar janelas e cortinas

Os vidros das janelas devem ser lavados anualmente, de preferência num dia nublado mas sem chuva. A luz direta do sol pode não ajudar na tarefa de retirar o detergente usado durante a lavagem. Aproveite para lavar também as cortinas que sobressairão muito mais depois dos vidros lavados.



Lavar candeeiros

Quando olhou pela última vez para o topo dos seus candeeiros? Principalmente os de teto, tendem a ser esquecidos durante as limpezas, mas a verdade é que uma vez por ano é a frequência suficiente. Durante os primeiros dias até vai achar que a luz está mais forte.



Lavar edredões

Ninguém se esquece de lavar as fronhas com frequência, mas as próprias almofadas também devem ser lavadas, de 3 em 3 meses. No entanto, pode aproveitar e, uma vez por ano, enviá-las para uma lavandaria juntamente com o edredão que, usualmente, não cabe na máquina de lavar lá de casa. Assim, ver-se-á livre de micro-organismos que poderão ser prejudiciais para a sua saúde.

Organize e planifique mais eficazmente as limpezas agora que sabe quais as tarefas domésticas que só tem de fazer uma vez por ano.

Veja também: